O que é a Certificação Guiaderodas?

Bruno Mahfuz

A Certificação Guiaderodas é um programa que reconhece as melhores práticas de acessibilidade no mundo. Ter o local certificado pelo Guiaderodas significa estar apto para atender as necessidades de pessoas com deficiência, gestantes, pessoas com crianças de colo, de estaturas e idades diferentes, desde da sua infraestrutura até sua operação. 

A Certificação Guiaderodas nasceu da experiência de Bruno Mahfuz, seu fundador, cadeirante desde 2001. Com o objetivo de tornar a vida mais autônoma, Bruno percebeu que uma experiência acessível não se constitui apenas no cumprimento de normas, mas em um conjunto de práticas que fazem daquele local um ambiente realmente inclusivo.

Inicialmente Bruno criou o aplicativo Guiaderodas, o maior app de consulta e avaliação da acessibilidade de locais. Qualquer pessoa, de forma gratuita e colaborativa pode participar respondendo no app, em menos de trinta segundos, sua percepção sobre a acessibilidade daquele local. “O app cumpre dois papéis importantes: treinar o olhar das pessoas para a questão da acessibilidade e dar informações para que as pessoas com restrição de mobilidade possam traçar seus destinos com segurança”, diz Bruno Mahfuz. Desta forma, aqueles locais que são bem avaliados ganham clientes.

Pelo impacto social gerado da iniciativa que traz a Acessibilidade como um diferencial estratégico, o fundador foi reconhecido pelo MIT Technology Review um dos 35 inovadores abaixo de 35 anos da América Latina em 2018. No mesmo ano ano, a ITU, Agência de Telecomunicações da ONU, premiou o app Guiaderodas como melhor aplicação de acessibilidade das Américas.

Como conquistar a Certificação Guiaderodas? 

O processo de certificação tem 3 etapas:

1 – Pesquisa dos Ocupantes no app Guiaderodas 

Durante o processo de certificação, o local a ser certificado terá disponível no app uma “avaliação premium”. Isso significa que serão abertas em torno de 20 perguntas para que o usuário que trabalha naquele local dê a sua percepção sobre a acessibilidade.

2 – Avaliação técnica e funcional 

Nesta etapa, através de uma visita in loco, arquitetos especializados verificam as condições de acessibilidade tendo como base as normas e as leis vigentes no país e, pessoas com deficiência testam as instalações na prática.

3 – Treinamento 

O treinamento Acessibilidade Atitudinal é dado para os funcionários que operam o espaço. O objetivo é ampliar os conhecimentos através de situações do dia a dia, para eliminar barreiras atitudinais e aprimorar o atendimento às pessoas com deficiência ou que tenham qualquer restrição de mobilidade.

Relatório de Resultados 

Por fim, é apresentado um relatório contendo o resultado da pesquisa dos usuários, o diagnóstico da infraestrutura pela equipe técnica e o desempenho dos participantes no treinamento. Caso o local alcance os critérios de acessibilidade das três etapas é entregue a Certificação Guiaderodas.

Os benefícios da Certificação Guiaderodas são inúmeros e percorrem valores econômicos e sociais.

Entre os ganhos econômicos, está a diminuição de riscos regulatórios, a valorização do imóvel e o aumento da velocidade de ocupação e retenção dos ocupantes, já que todas as empresas com mais de 100 funcionários devem ter no seu corpo de empregados pessoas com deficiência.

Como benefícios sociais, a Certificação Guiaderodas traz a cultura da acessibilidade como plataforma para a verdadeira inclusão, humaniza espaços através da capacitação da equipe de operações e gera a satisfação em milhões de pessoas com restrição de mobilidade. Esse público é cada vez mais crescente, principalmente pelo envelhecimento da população. Além disso, o local que conquista a Certificação Guiaderodas participa da comunidade global da plataforma Guiaderodas de empresas que se comprometem e fomentam a causa para que o mundo seja mais acessível para todos.

Aos poucos, diversas empresas já estão se adaptando a essa exigência do mercado e investindo na Certificação. Wework, Santander, Allianz Parque, Atento, Brookfield Properties entre outras, são exemplos de empresas que conquistaram a Certificação Guiaderodas.

Contato

contato@guiaderodas.com