fbpx
4 passeios culturais com acessibilidade para fazer em São Paulo

4 passeios culturais com acessibilidade para fazer em São Paulo

Cidade oferece diversas opções de espaços que contam com infraestrutura e serviços acessíveis para pessoas com deficiência

Para quem curte roteiros culturais, a cidade de São Paulo é o destino perfeito. A lista de passeios é extensa e abrange museus, centros culturais e teatros que atendem todos os gostos e perfis de visitantes, incluindo aqueles com algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida. 

Como são muitas possibilidades e nem sempre há tempo suficiente para aproveitar tudo, selecionamos quatro passeios culturais com acessibilidade que não podem ficar fora do seu roteiro. Confira!

1 – Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB

Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB

Localizado no coração histórico da cidade de São Paulo, o CCBB ocupa um prédio construído no ano de 1901 e é o terceiro centro cultural mais visitado no país e o 69º no mundo, de acordo com o ranking da publicação inglesa The Art Newspaper.

O espaço conta com entrada e exposições acessíveis, banheiros adaptados, elevadores, lugares reservados para cadeirantes com acompanhante no auditório, intérpretes de Libras nos espetáculos de teatro, legendas closed caption, piso tátil e recursos sensoriais e de audiodescrição.

Além de cinema, teatro, auditório e salas de exposição, o local oferece livraria e cafeteria  aos visitantes. O CCBB funciona todos os dias, das 9h às 18h, exceto às terças-feiras. Para visitar o centro cultural, é preciso fazer o agendamento pelo site

2 – Museu de Arte Moderna – MAM

Museu de Arte Moderna – MAM

Fundado em 1948, o MAM possui mais de 5 mil obras em sua coleção, produzidas por grandes nomes da arte moderna e contemporânea brasileira e internacional. O espaço está localizado no Parque Ibirapuera e todas as suas dependências, incluindo salas de exposição, ateliê, biblioteca, auditório, restaurante e loja, são acessíveis para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

O museu possui banheiro adaptado, sinalização em braile, lugares reservados para cadeirantes com acompanhante e todas as obras ficam dispostas em altura acessível para pessoas com cadeira de rodas. Além disso, oferece recursos de audiodescrição, acervo em braile e áudio, percurso tátil e guia-intérprete.

O ingresso custa R$ 10 (R$ 5 meia-entrada). O espaço funciona de terça-feira a domingo, das 12h às 18h, sendo que no domingo a entrada é gratuita, mediante agendamento pelo site

3 – Pinacoteca

Pinacoteca

Fundada em 1905, a Pinacoteca de São Paulo é o museu de arte mais antigo da cidade. O espaço realiza diversas mostras de sua coleção de arte brasileira e exposições temporárias de renomados artistas nacionais e internacionais. Todo o seu acervo está disponível em braille e áudio, e as obras ficam em altura acessível para cadeirantes. 

O local também conta com intérprete de Libras para espetáculos, banheiros adaptados, rotas adaptadas de acesso às salas de exposição, entrada para cadeirante e estacionamento com vagas reservadas para pessoas com deficiência.

A Pinacoteca funciona de terça-feira a domingo, das 10h às 18h. Para saber todos os detalhes das exposições em cartaz e fazer a reserva de ingressos, acesse o site do museu

4 – Itaú Cultural

Itaú Cultural

Com um extenso acervo de documentos sobre arte e cultura brasileiras, o Itaú Cultural realiza mostras audiovisuais, exposições, espetáculos de teatro, música, dança e diversos cursos.

O espaço possui entrada e bilheteria acessíveis, banheiros adaptados, elevadores e oferece cadeira de rodas para os visitantes com deficiência. Todo o acervo está disponível em braille e áudio, e as obras ficam dispostas em altura adequada para a visualização de cadeirantes. Além disso, há lugares reservados para pessoas com cadeira de rodas e um acompanhante nos auditórios.

O local funciona de terça a sexta-feira, das 12h às 18h, com entrada gratuita. Para visitar o espaço, é preciso fazer o agendamento pelo site

Um recurso valioso na hora de programar passeios culturais com acessibilidade é o Mapa de Rede da Pessoa com Deficiência, que informa os espaços inclusivos da capital paulista. Além de indicar o endereço e o telefone dos locais, a ferramenta também traz informações sobre os recursos de acessibilidade disponíveis em cada lugar.

Para conhecer outros destinos com acessibilidade, acompanhe o Instagram do Guiaderodas!


Carina Melazzi

Carina Melazzi
Jornalista e produtora de conteúdo. Gosta de contar histórias e é apaixonada por viagens, montanhas e mar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.