fbpx
9 Acessórios para Cadeiras de Rodas para melhorar o conforto

9 Acessórios para Cadeiras de Rodas para melhorar o conforto

Um resumo sobre acessórios para cadeiras de rodas e adaptações que podem facilitar a locomoção e atividades de pessoas com deficiência física

A cadeira de rodas é aliada de primeira hora para a independência da pessoa com deficiência física ou mobilidade reduzida. Por isso, é importante ter acessórios para cadeira de rodas que tornem a experiência mais confortável, podendo passar a maior parte do dia com comodidade.

Além do cuidado na escolha do modelo da cadeira de rodas, visto que as pessoas são diferentes e cada lesão pede um equipamento apropriado, algumas adaptações personalizadas garantem o conforto para evitar ferimentos e assegurar uma melhor ergonomia. Confira quais são:

Suporte para os Pés para Cadeira de Rodas

Apoio de Pé Cadeira de Rodas

Em alguns modelos de cadeiras, é permitida a configuração dos pedais de acordo com a necessidade e preferência de cada pessoa. Deve-se tomar cuidado com a regulagem da altura dos pés da cadeira, para não forçar muito o joelho ou jogar o peso todo para frente. Atente-se também ao material utilizado, priorizando conforto e resistência. Os suportes podem ser removíveis ou fixos.

Apoio de pé Drive Medical Swing Away

Apoio de pé Drive Medical Swing


Apoio para os braços na Cadeira de Rodas

Apoio de Braço Cadeira de Rodas

O apoio braçal é responsável, na maioria da vezes, pela sensação de segurança do cadeirante. Com diversas possibilidades para regulagem da altura e do posicionamento das articulações (ombro, cotovelo e punho), necessita de um material mais resistente, já que alguns usuários costumam colocar o peso do corpo no apoio buscando equilíbrio. Dependendo do modelo, o material do suporte pode variar de plástico, alumínio, fibra de carbono e outros materiais.


Almofadas Ergonômicas

Almofada Cadeira de Rodas

A almofada ROHO MOSAIC é a mais indicada para a prevenção de escaras. A tecnologia ROHO, foi projetada e ajustada para maior conforto e proteção de peles e tecidos moles. Quem utilizar poderá sentar-se por mais tempo com menos dor, já que conta com alturas de célula anatomicamente pensadas e um fluxo de ar controlado e mais eficaz. A almofada deve ser dimensionada adequadamente para cada indivíduo.

almofada roho
Almofada ROHO
almofada freedom
Almofada Freedom
almofada gel
Almofada Gel

Outro exemplo é a almofada ergonômica Freedom, indicada principalmente para pessoas com alto comprometimento de mobilidade em membros inferiores e com baixo ou médio grau nos membros superiores. Projetada para facilitar a distribuição de peso da pessoa, possui uma tecnologia que contribui para a não formação de úlceras de pressão (escaras), além de estimular a postura correta. 
É um modelo auto inflável e não precisa de bomba para calibração. Conta com um sistema que permite inflar e desinflar automaticamente. Dessa forma o ar sai da almofada, conforme a preferência do usuário. Após regular o ponto mais confortável, o ar fica concentrado e circulando dentro da almofada, ajustando-se ao formato do corpo.
A almofada com sobreposição de gel é uma das melhores opções para viagens de longa distância. Mantêm a temperatura estável, contribui para a melhoria da saúde de pessoas que estão se recuperando de cirurgias e facilita o movimento do usuário na cadeira de rodas. Suporta, geralmente, até 130 kg e possui alguns formatos como: quadrada e redonda, caixa de ovo (ambas com e sem orifício) e a quadrada caixa de ovo com encosto inflável. 
Neste modelo, o gel se ajusta à anatomia do cadeirante, preenchendo as regiões de menor contato entre a pele e a almofada, ao mesmo tempo em que reduz o volume de gel nas regiões de maior pressão.

Almofada Freedom

Almofada Ergonômica

Almofada de Silicone

Almofada de Silicone

Almofada Gel

Almofada Anti Escara Gel

Almofada Roho

Almofada Roho


Cintos de segurança

cinto Cadeira de Rodas

O cinto de segurança possibilita uma maior estabilidade do tronco e é peça fundamental para pessoas com deficiência física, como tetraplegia. O uso correto deste acessório diminui as chances da pessoa escorregar da cadeira ou projetar o tronco para frente ou ainda para os lados em freadas bruscas.

Os 7 tipos mais comuns são: cinto abdominal, cinto transversal, cinto em X (quatro pontas), cinto em H, cinto peitoral, cinto camiseta e cinto de estabilização pélvica.


Rodas Dianteiras

roda Cadeira de Rodas

Se possível, é aconselhável dar preferência aos modelos que garantem o amortecimento, redução de impacto e sensação de leveza, mesmo em terrenos irregulares. Com o passar do tempo, o desgaste do material também pode alterar a experiência. Existem vários tipos de rodas dianteiras, como por exemplo:

1. Rodas dianteiras com câmara de ar
Também denominadas de rodas infláveis, não são muito práticas pois podem furar com facilidade e assim esvaziar rapidamente. Quando o pneu esvazia, qualquer tipo de manobra na cadeira de rodas se torna mais difícil. Outra dificuldade é encher os pneus, pois a válvula de enchimento não é de fácil acesso. 

2. Rodas dianteiras maciças
Muitas cadeiras motorizadas possuem rodas dianteiras de plástico duro, o que causa trepidação. 
As rodas dianteiras de cadeiras manuais devem ser leves e resistentes, além de apresentar durabilidade e estabilidade. Neste contexto, destacam-se as rodas de gel.
Dentre as opções disponíveis no mercado, a Soft-roll é a favorita dos seguidores do Guiaderodas. Por ter uma característica altamente elástica, essas rodas conferem alta absorção de impacto e propiciam deslizamento suave.


Rodas Traseiras

roda traseira Cadeira de Rodas

O tamanho das rodas traseiras em cadeira varia de acordo com as necessidades do cadeirante, sendo o 24×1 o mais comum em cadeiras manuais. Nos modelos brasileiros, em sua maioria, as rodas são um pouco maiores com tamanho 24×1 ⅜. A altura da roda influencia no movimento dos braços ao movimentar a cadeira, então depende da mobilidade e medidas do usuário. É sempre aconselhável testar e escolher o modelo mais confortável. 
Sobre os pneus, existem dois tipos:

1. Pneus infláveis
Pneus infláveis demandam manutenção constante. É ideal calibrá-los uma vez por semana ou a cada 10 dias para manter sua principal característica: a absorção dos impactos. A principal desvantagem deste tipo de pneu é que ele pode furar. Porém, por possuir câmara, pode facilmente ser consertado por qualquer borracheiro. 

2. Pneus maciços
Pneus maciços têm como vantagens não precisarem ser inflados e não apresentarem risco de perfuração em terrenos irregulares. Por sua característica rígida, não oferecem muita aderência e instalá-los pode não ser uma tarefa simples.


Recurso anti-tombo

anti tombo

O anti-tombo é um item de segurança que serve como uma espécie de nteparo para evitar que a cadeira caia para trás em algum movimento brusco ou ao ser empinada para vencer uma guia, por exemplo. Sua principal função é fornecer a sensação de segurança ao usuário. Sua instalação é muito fácil: basta remover a tampa de borracha da parte traseira da cadeira e encaixar as rodinhas. São vendidas em pares e não encostam no chão, já que isso atrapalharia na locomoção da cadeira.

Drive Medical Cruiser III

Apoio de pé Drive Medical Swing


Encostos

encosto Cadeira de Rodas

1. Encosto de nylon
Considerado agradável ao toque, é um dos modelos mais comuns e oferece maior respirabilidade ao usuário, o nylon é muito usado em modelos de cadeiras mais leves por se tratar de um material de natureza porosa. Como desvantagens estão a maior absorção de líquidos, como fluidos corporais e a falta de firmeza: o encosto tende a ceder com o passar do tempo e requer manutenção.

2. Encosto rígido anatômico
O encosto rígido tem muito mais durabilidade, pois não cede com o uso no tempo. Além da estabilidade e maior liberdade para realizar movimentos, esse tipo de encosto mantém a pessoa com uma melhor postura. 
Existem opções com diferentes alturas e todas elas podem ser ajustadas. É possível por exemplo alterar ângulo e profundidade para acomodar perfeitamente as costas do usuário.

3. Encosto biangular
O encosto biangular atende diversas necessidades e apresenta mais possibilidades de ajustes de ângulo, altura e profundidade do que os outros modelos. Como parte da personalização, esse encosto pode contar com apoios laterais, apoio para a cabeça e alças de ombro.


Bolsas

bolsa Cadeira de Rodas

Algumas cadeiras contam com bolsas acopladas ao encosto ou assento, utilizadas para guardar e transportar objetos com segurança e praticidade. Trata-se de um compartimento prático que possibilita a pessoa ficar com os braços e mãos livres para conduzir a cadeira de rodas, e não precisar deixar seus pertences sobre o colo — o que dificultaria a mobilidade. O tamanho e local onde a bolsa será instalada pode ser ajustado de acordo com necessidades específicas de cada um.

Bolsa Inteligente para Cadeira de Rodas – Ortho Pauher

Apoio de pé Drive Medical Swing


Sentiu falta de algum acessório para cadeira de rodas? Então manda lá no Instagram @guiaderodas. Quem sabe aparece na próxima lista.

casa inteligente

Veja mais ítens que ajudam na acessibilidade

Leticia Soares

Letícia Soares
Graduanda em Jornalismo com interesse em arte, tecnologia, literatura e sempre em busca de conhecer novas histórias. Uma pessoa que adora fotografar tudo, descobrir inovações, conversar e fica feliz com a companhia de um chá e um bom livro.

Comentários (2)

  1. Avatar
    Andreia Carolina Soares Ferreira
    16/06/2020 no 16:28 pm

    Matéria maravilhosa,muito explicativa!

    Arrasou minha sobrinha linda Letícia Soares!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *