Viaje com a gente na companhia de cinco produções que abordam o tema da pessoa com deficiência. Confira e anote para adicionar a sua programação!
Tudo Bem Não Ser Normal (série, Coréia do Sul)
O enredo de Tudo Bem Não Ser Normal gira em torno de três personagens principais: Go Moon Young (Ye-ji Seo) uma escritora de livros infantis com personalidade antissocial, Moon Kang Tae (Soo-hyun Kim) um agente comunitário de saúde em alas de psiquiatria, e o seu irmão mais velho e autista, Moon Sang-tae (Oh Jung-se), que revela grandes habilidades artísticas por meio de suas ilustrações.
A série coreana de 16 episódios, retrata o autismo de maneira realista e sem estereótipos, ao demonstrar a relação e os traumas que envolvem os personagens.
Além da deficiência, o personagem Moon Sang-tae apresenta transtorno de estresse pós-traumático devido a um evento durante a sua infância, no qual se desvenda aos poucos no drama.
Trailer (é necessário ativar a legenda em português):
37 segundos (filme, Japão)
A experiência é o ponto chave do filme japonês 37 segundos, que tem como protagonista a escritora e ilustradora de mangás (estilo de História em Quadrinhos japonês) com paralisia cerebral, Yuma Takada (Mei Kayama).
Durante a história, a talentosa personagem de 23 anos é encorajada a se aventurar em diversas situações que a fazem e se deparar com descobertas sobre si mesma e os caminhos que pretende seguir na vida.
Intenso e criativo, o drama oferece reflexões sobre o modo como uma pessoa com deficiência em cadeira de rodas lida com o seu poder de escolha que, muitas vezes, é influenciado ou recebe superproteção das pessoas mais próximas, como familiares.
Trailer:
A voz do silêncio: Koe No Katachi (filme, Japão)
A Voz do Silêncio: Kow No Katachi é um filme de anime japonês adaptado dos mangás de Yoshitoki Oima, que conta a história de uma aluna nova com deficiência auditiva na turma da sexta série.
Shoko Nishimiya é uma garota tímida que desperta a curiosidade dos alunos ao tentar se adaptar ao novo ambiente, mas percebe que não será nada fácil, principalmente, após sofrer bullying do colega de turma Shoya Ishida.
O filme mostra o lado da vítima e de quem pratica ações de bullying, com observações pontuais sobre as diferenças e o amadurecimento da fase adolescente para a adulta.
Trailer:
Esplendor – Hikari (filme, Japão)
O filme japonês Esplendor (ou Hikari) aborda a história de uma jovem tradutora, Misako (Ayame Misaki), que se aproxima de um famoso fotógrafo chamado Masaya Nakamori (Masatoshi Nagase).
Durante o filme, Nakamori demonstra estar perdendo a visão aos poucos e por isso a narrativa enfatiza justamente a importância da descrição das imagens para pessoas com deficiência visual.
Realista e sensível, os personagens apresentam um olhar delicado sobre os desafios enfrentados na vida profissional e emocional.
Trailer:
Perfect World (série, Japão)
Perfect World é uma história disponível em diferentes versões de filme, série e mangá. A versão de 2019, é um j-drama (drama japonês) que tem como protagonistas dois personagens principais: Tsugumi Kawana (Mizuki Yamamoto) e Itsuki Ayukawa (Tori Matsuzaka).
Itsuki era conhecido como o melhor jogador de basquete, mas tudo muda quando ele sofre um acidente.
Anos depois ele reencontra o seu primeiro amor, Tsugumi, mas reluta ao recordar os sentimentos guardados desde a época da adolescência.
O romance tem como foco mostrar o processo de aceitação, as dificuldades e as pequenas conquistas do dia a dia de uma pessoa com deficiência física adquirida.
Trailer:
Gostou das dicas de Dicas de filmes e séries asiáticos? Não deixe de comentar o que achou nas nossas redes sociais do Instagram e Facebook!
Cintia Alves de Sousa
Jornalista especialista em mídia e reportagem, que busca constantemente por novos desafios no segmento da Comunicação Acessível, para contribuir com ações que valorizem a diversidade e a inclusão na sociedade.