Contar histórias por meio de ilustrações é uma arte poderosa que pode influenciar e instruir sobre diversos assuntos
O desenho vai muito além dos traços ao levar conhecimento e um significado, muitas vezes, único para cada leitor que aprecia a obra e ilustrações.
Além de ser uma maneira de se expressar, as ilustrações retratam pessoas excluídas de outros contextos, como por exemplo a falta de representatividade da pessoa com deficiência em produções audiovisuais e até mesmo em brinquedos, como bonecas.
Pensando nisso, selecionamos quatro perfis de ilustradoras brasileiras com deficiência que apresentam, cada uma à sua maneira, uma perspectiva com base em vivências, sentimentos e bagagem cultural.
Ilustradora Paloma Barbosa
Paloma Barbosa é uma ilustradora com deficiência física congênita que retrata o cotidiano realista de mulheres com deficiência na sociedade, na busca de trazer uma nova percepção sobre corpos, garantia de direitos e ocupação de espaços.
- Siga para se inspirar: https://www.instagram.com/partes.art/
Ilustradora Ju Loyola
A quadrinista e ilustradora Ju Loyola tem surdez profunda bilateral e produz narrativas silenciosas, por meio de histórias sem balões de fala. Seus trabalhos abordam temas para soltar a imaginação com muito romance, terror, amizade e inclusão.
- Siga para se inspirar: https://www.instagram.com/loyola_ju/
Ilustradora Ing Lee
Captura de tela: Instagram @inglee
Ing Lee é uma artista plástica, quadrinista e pesquisadora, com deficiência auditiva moderada bilateral. Suas ilustrações trazem cores vivas e abordam temas sobre cultura do leste asiático, memória e identidade.
- Siga para se inspirar: https://www.instagram.com/inglee/
Ilustradora Fernanda Fernandez
Fernanda Fernandez é arquiteta e ilustradora, com deficiência física adquirida. Os traços de suas ilustrações são focados em retratos, que transbordam efeitos incríveis e nos levam para um universo de fantasia e realidade ao mesmo tempo.
- Siga para se inspirar: https://www.instagram.com/mftfernandez/
Conhece mais ilustradoras com deficiência? Então não deixe de enviar as suas sugestões nas nossas redes sociais Instagram e Facebook!
Cintia Alves de Sousa
Jornalista especialista em mídia e reportagem, que busca constantemente por novos desafios no segmento da Comunicação Acessível, para contribuir com ações que valorizem a diversidade e a inclusão na sociedade.