A iniciativa permite que pessoas com deficiência se tornem astronautas
Ao longo dos anos, pessoas com deficiência vêm conquistando espaços que antes pareciam impossíveis. O britânico John McFall, de 41 anos, por exemplo, se tornou o primeiro “parastronauta” do mundo, por meio do “Projeto de Viabilidade de Parastronautas”, lançado em novembro de 2022 pela Agência Espacial Europeia (ESA).
O objetivo da iniciativa é garantir a inclusão de astronautas com deficiência física em voos espaciais e possíveis missões futuras. O projeto, que deve durar de dois a três anos, vai avaliar os obstáculos que podem surgir no dia a dia de um “parastronauta”, de que maneira uma deficiência física impacta o treinamento de uma missão e quais adaptações precisam ser feitas nos trajes e nos ônibus espaciais.
McFall vai se juntar a um grupo de cinco astronautas de carreira e 11 de reserva, que foram selecionados entre mais de 22.500 candidatos de toda a Europa para iniciar um treinamento básico de um ano no Centro Europeu de Astronautas da ESA, em meados de 2023. O primeiro “parastronauta” é um ex-atleta paralímpico que perdeu a perna direita em um acidente de motocicleta quando tinha 19 anos.
O que é a Agência Espacial Europeia?
A Agência Espacial Europeia (European Space Agency – ESA) foi criada em 1975, por meio de uma convenção assinada por nove países, e se tornou uma das pioneiras no lançamento de satélites comerciais. Hoje, ela é composta por 22 países e tem o objetivo de garantir o desenvolvimento da capacidade espacial da Europa e assegurar que o investimento no espaço continue a trazer benefícios para os cidadãos europeus.
Em novembro de 2022, a ESA aprovou um orçamento de 17 bilhões de euros para os próximos três anos, um aumento de 17% em relação ao triênio anterior. O montante será destinado, principalmente, a programas de exploração espacial, de observação da Terra e de fabricação de ônibus espaciais.
Se você quer ficar por dentro de outras iniciativas e novidades sobre acessibilidade, siga a página do Guiaderodas no Instagram!
Carina Melazzi
Jornalista e produtora de conteúdo. Gosta de contar histórias e é apaixonada por viagens, montanhas e mar.