O espaço contribui para a defesa, a promoção e a garantia dos direitos de pessoas com e sem deficiência
Em 2022, as instalações do Museu da Inclusão, localizado no bairro da Barra Funda, na capital paulista, passaram por um processo de restauro e modernização. O projeto, que teve investimento de R$ 860 mil, incluiu a troca do piso interno, para facilitar a circulação de cadeiras de rodas, a troca do piso podotátil e da iluminação, bem como a adequação dos espaços de exposição, de atendimento e de estudos.
A abertura ao público aconteceu em dezembro de 2022, com a exposição “Pessoa com deficiência: lutas, direitos e conquistas”, a primeira mostra virtual da instituição, que contou com recursos de acessibilidade para todas as deficiências. O museu está localizado no complexo do Memorial da América Latina, projetado por Oscar Niemeyer, e é um espaço que contribui para a defesa e a garantia dos direitos de pessoas com e sem deficiência.
Por ser um local de preservação, reflexão e transformação social, são realizados diversos estudos, debates, pesquisas, simpósios, seminários, cursos e palestras, sempre voltados para a relevância dos direitos e da participação das pessoas com deficiência na sociedade. O Museu da Inclusão está localizado na Av. Mário de Andrade, 564, portão 10, e funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.
Acessibilidade digital
Além de contar com piso tátil, acervo em braile, recursos de audiodescrição, vídeos legendados, elevadores, rampas e visitas com o acompanhamento de mediadores que falam a Língua Brasileira dos Sinais (Libras), o Museu da Inclusão lançou em maio de 2021 um site acessível.
O portal atende todos os requisitos de acessibilidade digital, com foco na usabilidade, navegação e compromisso com as pessoas com e sem deficiência. O conteúdo, a arquitetura, o layout, os materiais, a estrutura e o design seguem os padrões do consórcio W3C, bem como o WCAG 2.0, que inclui as diretrizes de acessibilidade para conteúdo web, e o eMAG, modelo de acessibilidade do governo brasileiro.
Mapeamento de museus acessíveis
Como o Brasil possui uma quantidade significativa de museus, descobrir informações sobre acessibilidade em cada uma das instituições pode se tornar um trabalho árduo. Mas com a plataforma Museusbr, é possível encontrar de forma fácil e rápida dados de contato de diversos museus brasileiros e uma lista dos serviços oferecidos, como visitas guiadas, acessibilidade, bibliotecas, arquivos, atendimento a visitantes estrangeiros, entre outros.
Trata-se de um sistema nacional de identificação de museus e plataforma para mapeamento colaborativo, gestão e compartilhamento de informações sobre as instituições do país. O Museusbr é colaborativo e qualquer pessoa pode participar, indicando um museu ou atualizando alguma informação.
Localização
Memorial da América Latina
Endereço: Memorial da América Latina – Av. Mário de Andrade, 564 – Portão 10 – Barra Funda, São Paulo – SP, 01156-001
Funcionamento: Segunda a Sexta das 10h00 as 17h00
Telefone: (11) 3312-2900
Para ficar por dentro de outras iniciativas de acessibilidade, baixe o aplicativo do Guiaderodas!
Carina Melazzi
Jornalista e produtora de conteúdo. Gosta de contar histórias e é apaixonada por viagens, montanhas e mar.