A Certificação Guiaderodas, símbolo de acessibilidade e inclusão, foi reconhecida pelo GRESB e pontuará no padrão global para práticas ESG de ativos imobiliários

A Certificação Guiaderodas, símbolo de acessibilidade e inclusão, foi reconhecida pelo GRESB e pontuará no padrão global para práticas ESG de ativos imobiliários

A Certificação Guiaderodas foi reconhecida pelo GRESB (Global Real Estate Sustainability Benchmark) como uma certificação de construção válida tanto para o Assessment de Performance, quanto para o de Desenvolvimento.

Desde sua criação em 2009, o GRESB tem sido uma referência em termos de benchmarking para empresas do setor imobiliário. Sediado na Holanda, o GRESB é uma organização independente e sem fins lucrativos que avalia o desempenho ESG de empresas imobiliárias listadas publicamente, fundos de propriedade privada, incorporadores e investidores. Com uma metodologia rigorosa, o GRESB mensura, avalia e compara a sustentabilidade das carteiras de ativos, fornecendo dados padronizados e validados para o mercado de capitais.

A avaliação do GRESB é uma ferramenta importante para o mercado imobiliário e ajuda a promover a adoção de práticas sustentáveis e responsáveis em todo o setor. Ao fornecer dados precisos e comparáveis, o GRESB permite que investidores institucionais avaliem e comparem o desempenho ESG das empresas em suas carteiras, promovendo uma concorrência saudável e incentivando a melhoria contínua.

Fundada no Brasil, a Certificação Guiaderodas é um programa que aprimora e reconhece as melhores práticas de acessibilidade e inclusão. Sua metodologia foi inspirada na necessidade de seu fundador, que se tornou cadeirante depois de um acidente de trânsito e passou vivenciar uma série de experiências desagradáveis pela falta de acessibilidade. Assim, a Certificação Guiaderodas foi desenvolvida em conjunto por uma equipe interdisciplinar, composta por arquitetos especialistas, pesquisadores e pessoas com deficiência. Ela se baseia na premissa de que acessibilidade deve ser vista como um exercício contínuo e no conceito de que “ambientes acessíveis” são compostos pela estrutura física e por pessoas.

Com isso, a avaliação considera o atendimento à legislação vigente e às normas técnicas elaboradas pelos órgãos de regulação de cada localidade, bem como a experiência prática de pessoas com deficiência, a percepção dos usuários habituais do espaço, hospitalidade e aspectos de tratamento interpessoal.

A partir de junho de 2023, a Certificação Guiaderodas, conquistada e mantida pelos ativos imobiliários, irá pontuar no GRESB nos itens relacionados à equidade social, acessibilidade, saúde e bem-estar.

Os empreendimentos certificados pelo Guiaderodas poderão relatar isso por meio da Planilha de Ativos e do Portal de Avaliação do GRESB.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.