A Certificação Guiaderodas, símbolo de acessibilidade e inclusão, foi reconhecida pelo GRESB e pontuará no padrão global para práticas ESG de ativos imobiliários

A Certificação Guiaderodas foi reconhecida pelo GRESB (Global Real Estate Sustainability Benchmark) como uma certificação de construção válida tanto para o Assessment de Performance, quanto para o de Desenvolvimento.

Desde sua criação em 2009, o GRESB tem sido uma referência em termos de benchmarking para empresas do setor imobiliário. Sediado na Holanda, o GRESB é uma organização independente e sem fins lucrativos que avalia o desempenho ESG de empresas imobiliárias listadas publicamente, fundos de propriedade privada, incorporadores e investidores. Com uma metodologia rigorosa, o GRESB mensura, avalia e compara a sustentabilidade das carteiras de ativos, fornecendo dados padronizados e validados para o mercado de capitais.

A avaliação do GRESB é uma ferramenta importante para o mercado imobiliário e ajuda a promover a adoção de práticas sustentáveis e responsáveis em todo o setor. Ao fornecer dados precisos e comparáveis, o GRESB permite que investidores institucionais avaliem e comparem o desempenho ESG das empresas em suas carteiras, promovendo uma concorrência saudável e incentivando a melhoria contínua.

Fundada no Brasil, a Certificação Guiaderodas é um programa que aprimora e reconhece as melhores práticas de acessibilidade e inclusão. Sua metodologia foi inspirada na necessidade de seu fundador, que se tornou cadeirante depois de um acidente de trânsito e passou vivenciar uma série de experiências desagradáveis pela falta de acessibilidade. Assim, a Certificação Guiaderodas foi desenvolvida em conjunto por uma equipe interdisciplinar, composta por arquitetos especialistas, pesquisadores e pessoas com deficiência. Ela se baseia na premissa de que acessibilidade deve ser vista como um exercício contínuo e no conceito de que “ambientes acessíveis” são compostos pela estrutura física e por pessoas.

Com isso, a avaliação considera o atendimento à legislação vigente e às normas técnicas elaboradas pelos órgãos de regulação de cada localidade, bem como a experiência prática de pessoas com deficiência, a percepção dos usuários habituais do espaço, hospitalidade e aspectos de tratamento interpessoal.

A partir de junho de 2023, a Certificação Guiaderodas, conquistada e mantida pelos ativos imobiliários, irá pontuar no GRESB nos itens relacionados à equidade social, acessibilidade, saúde e bem-estar.

Os empreendimentos certificados pelo Guiaderodas poderão relatar isso por meio da Planilha de Ativos e do Portal de Avaliação do GRESB.


Redes Sociais

Entre em Contato