fbpx
A inclusão que salva vidas: conheça a história de Veronica Yoko Plebani

A inclusão que salva vidas: conheça a história de Veronica Yoko Plebani

Veronica Yoko Plebani alia os treinos à faculdade de Ciências Políticas com uma carreira bem sucedida como influencer digital – com cerca de 52 mil seguidores em seu perfil no Instagram

Em 2012, Veronica Yoko Plebani teve sua vida virada de ponta cabeça: com apenas 15 anos, a italiana contraiu um caso agudo de meningite bacteriana que causou a perda das falanges dos dedos de suas mãos e pés e trouxe uma série de sequelas para seu organismo, incluindo dificuldades de mobilidade e diversas cicatrizes que cobrem seu corpo e rosto: 

Veronica Yoko Pleban

“Quando saí do hospital, não tinha o mesmo controle do meu corpo, e precisei me adaptar. Perto de casa havia um belo rio, e isso me ajudou – poder voltar andar de canoa pelas águas me atraiu de volta para o esporte. A canoagem me devolveu a independência, e me deu oportunidade de fazer algo importante”

Veronica, em entrevista para o programa italiano Da Noi… A Ruota Libera

De fato, ela agarrou com unhas e dentes a oportunidade de fazer algo importante: Veronica foi medalha de ouro no Campeonato Mundial de paracanoagem  por dois anos consecutivos, em 2013 e 2014, e representou a Itália nos Jogos Paralímpicos de Inverno em Sochi, na modalidade de cross-snowboarding. Em 2017, passou a competir também em paratriatlo, obtendo duas medalhas de ouro no Campeonato Nacional de Paratriathlon ITA 2017 e na Copa Mundial de Paratriathlon 2017 da Besancon ITU, respectivamente.

Veronica Yoko Pleban

“Quando você pratica esportes, enfrenta desafios todos os dias, e essa é a melhor parte! Quando estou praticando canoagem, por exemplo, preciso enfrentar rios com correntes fortes, enfrentar meus medos e dificuldades, e isso me ajuda bastante”

completa a atleta. (aliás, para saber mais sobre as diferentes modalidades de esportes para pessoas com deficiência, confira nosso artigo especial sobre o tema!) 

Hoje, Veronica alia os treinos à faculdade de Ciências Políticas na Universidade de Bolonha, além de cultivar uma carreira bem sucedida como influencer digital – com cerca de 52 mil seguidores em seu perfil no Instagram, ela faz questão de falar sobre a quebra dos padrões convencionais de beleza e sobre como podemos usar as redes sociais como aliadas nesse processo de aceitação: 

“As mídias sociais são uma ferramenta forte de mudança. Foram elas que empurraram a indústria para a necessidade de uma representação mais inclusiva. Mas é claro que também podem fazer o trabalho oposto, como impor a você um padrão de beleza ou estilo de vida que na verdade não é real. Elas podem fazer você se sentir menos digno de atenção, mas o problema não é você, o problema é como as pessoas fazem uso dessa tecnologia. Usá-la para o bem é uma escolha diária”

Veronica, em entrevista à Vogue Italiana.

Em uma entrevista concedida à revista Vanity Fair italiana, Veronica comentou:

“se eu tivesse um corpo padrão, muito provavelmente não o mostraria. Mas tenho esse corpo complexo, e o uso para dizer algumas coisas: a primeira é que o amo porque ele conta bem quem sou. A segunda é que não preciso ter medo de olhar para ele, porque somos todos diferentes em alguma coisa, e isso não significa que somos errados. A terceira é que o corpo não é uma coisa separada, é você. Se você não aceita seu corpo, você recusa a si mesmo.”

Em 2020, Veronica lançou um livro sobre sua trajetória, a doença, a carreira no esporte e o processo de auto aceitação. Intitulado Fiori Affamati di Vita, (flores famintas por vida, em tradução livre) ele ainda não tem tradução para o português. Entretanto, você pode saber um pouco mais sobre ela neste mini documentário produzido pelo portal Freeda


Renata Schmidt

Renata Schmidt 
Relações Públicas e jornalista. Acredita que todo mundo tem uma história que vale a pena ser contada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.