Acessibilidade em Gramado: opções para o seu roteiro

Acessibilidade em Gramado: opções para o seu roteiro

Confira sugestões de hospedagem, passeios, locomoção e gastronomia na charmosa cidade da serra gaúcha

Um pedacinho da Europa no Brasil. É assim que muitos turistas se referem a Gramado, cidade da serra gaúcha com pouco mais de 35 mil habitantes. E a boa notícia é que além das fábricas de chocolate, festivais natalinos e arquitetura pra lá de charmosa, cada vez mais existe acessibilidade por lá!

Neste post elencamos algumas sugestões de passeios imperdíveis para todos na pequena cidade de colonização alemã e italiana. Vamos conferir?

Acessibilidade em Gramado 

Hotéis

Fizemos um post com as opções mais bem avaliadas no App Guiaderodas para ajudar na escolha de um hotel acessível. Confira aqui e aproveite, se ainda não for usuário, para baixar o nosso aplicativo, que permite a busca e avaliação de lugares que oferecem acessibilidade, servindo como um verdadeiro guia. Saiba mais.

Pontos turísticos

Mundo de Chocolate

Mundo de Chocolate

Localizado no centro de Gramado, o parque temático Mundo de Chocolate conta com mais de 200 representações de monumentos do mundo feitas em… chocolate! De uma Torre Eiffel com 4.22 m de altura ao Cristo Redentor, as figuras ficam dispostas em sete salas acessíveis, possibilitando um passeio cultural de dar água na boca!

Mini-mundo

Mini Mundo

Tudo no Mini Mundo é 24 vezes menor do que na realidade, já imaginou? O parque ao ar livre que encanta crianças e adultos conta com réplicas fiéis de prédios de várias partes do mundo, que chamam a atenção pela riqueza de detalhes. E também tem mini-habitantes pra deixar a ambientação ainda mais real!

Rua Coberta

Rua Coberta

Com 100 metros de comprimento, a Rua Coberta, no centro de Gramado, é uma das principais atrações turísticas da cidade. Ela tem esse nome porque possui um teto de acrílico, o que a torna uma boa opção para um passeio em dias de chuva também. Sem passagem de carros, é espaçosa para andar com cadeira de rodas, e reúne uma série de restaurantes, cafeterias e lojas.

Snowland

Snowland

Primeiro parque de neve indoor da América, o Snowland remonta a um vilarejo alpino, cercado de neve. Com acessibilidade, o local oferece atrativos para todas as idades, de práticas esportivas a espetáculos na neve. Só não esqueça do agasalho, porque é frio mesmo!

Dream Motor Show

Dreams Motor Show

Ambientado em um bar estilo Las Vegas, o Dreams Motor Show conta com bar e museu em uma área com boa estrutura para circulação com cadeira de rodas. Há cerca de 20 motos Harley raras em exposição, de modelos clássicos aos mais modernos, e no passeio o visitante pode saber mais sobre a lendária marca Harley-Davidson, fundada nos Estados Unidos há mais de 100 anos. A trilha sonora do espaço, que possui mesas em altura adequada para cadeirantes, é regada a Rock’N’Roll, jazz e blues.

Onde comer

De colonização alemã e italiana, a gastronomia de Gramado é um atrativo à parte. Para quem quiser provar um café colonial com mais de 80 opções de quitutes, a dica é o Café Colonial Bela Vista, que combina receitas alemãs, italianas, portuguesas e, claro, brasileiras (não pode faltar pão de queijo, né?). E por lá você encontra vagas para cadeirantes no estacionamento, banheiro acessível e mesas em altura adequada em um espaço com boa possibilidade de circulação.

Outro restaurante bastante tradicional e com recursos de acessibilidade é o Nonno Mio, cujo carro-chefe é o galeto al primo canto, uma das especialidades da culinária gaúcha com inspiração italiana. Também tem diversas opções de massas, sopas e polenta, em receitas de família. 
Para completar, não pode faltar um chocolate quente! Em Gramado a bebida é facilmente encontrada nas dezenas de cafeterias, lojas e fábricas de chocolate espalhadas pela cidade. Entre as mais famosas está a Lugano, bem acessível para PCD.

Locomoção

Para os passeios, é possível contar com o Bustour, que oferece city tour por Gramado e Canela circulando pelos principais pontos turísticos. PCD têm acesso prioritário e o ônibus conta com linha com acessibilidade.

Passeio completo

Uma dica extra é que boa parte dessas atrações é bastante concorrida, então vale se programar com antecedência e já garantir os ingressos. Entre em contato com os locais do seu interesse para checar as opções acessíveis e informe-se sobre o valor das entradas, porque PCD podem ter condições especiais.

E para conferir outras opções de acessibilidade em Gramado bem avaliadas pelos usuários do App Guiaderodas, clique aqui (onde também tem dicas da charmosa vizinha Canela). Se quiser pesquisar algum lugar específico, use o nosso guia ou confira nossos roteiros. E não deixe de contar nos comentários se tiver mais alguma dica imperdível na serra gaúcha, hein?

Luciana Faria

Luciana Faria
Escolheu o jornalismo para fazer da paixão por contar histórias sua profissão. Há mais de uma década no mercado editorial e poeta desde a infância, acredita que a palavra também pode transformar as pessoas e mudar o mundo!

Um Comentário

  1. Paulo Gilberto Gonçalves
    17/05/2022 no 15:41 pm

    Olá Luciana. Gostei do seu post, mas gostaria de complementar apresentando as demais atrações turísticas de Gramado que podem ser visualizadas em https://programeviagem.com/destinos-de-viagem/destinos-de-viagem-brasil/atracoes-turisticas-do-rio-grande-do-sul/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.