fbpx
Acessibilidade na Terra da Magia: Serviço nos Parques da Disney Beneficia Pessoas com Deficiência

Acessibilidade na Terra da Magia: Serviço nos Parques da Disney Beneficia Pessoas com Deficiência

Conheça o DAS – Disability Access Service – o serviço de atendimento às pessoas com deficiência disponível nos parques da Disney

O DAS – Disability Access Service -, em tradução livre “Serviço de Acesso para pessoas com Deficiência” foi criado pelos parques da Disney nos últimos anos com o objetivo de tornar a experiência dos visitantes mais proveitosa. O DAS serve, principalmente, para evitar que pessoas com deficiência esperem em filas comuns por muito tempo, o que tornaria a experiência exaustiva para visitantes que têm limitações. Esse benefício atende a todas as pessoas que, por motivos de saúde, sejam eles visíveis ou não, são impossibilitadas de esperar muito para as atrações. 

Quem tem direito ao DAS?

Todas as pessoas com problemas de saúde – aparentes ou não – que tenham dificuldade em enfrentar longas filas pela sua condição. A abrangência do direito ao DAS é um tanto quanto subjetiva, pois a avaliação pela equipe do parque é feita caso a caso.

Há casos de pessoas, por exemplo, com asma, que tiveram direito ao DAS pela dificuldade enfrentada em relação a umidade do ar da Flórida. Há casos também, de pessoas com diabetes, que por conta dos problemas para regular a glicose no sangue, puderam fazer uso do DAS, para que não ficassem muito tempo nas filas.

Outros casos que se enquadram são os de pessoas com autismo ou com síndrome de down, pois a Disney entende que a longa espera nas filas pode causar mal estar físico e psicológico a esses visitantes que, muitas vezes, não entendem a razão da demora.

Outro aspecto interessante é que o benefício DAS não se restringe somente a pessoa que tem a deficiência, uma vez que o parque se preocupa em garantir, por exemplo, que uma família não tenha que se separar durante o dia de passeio, por essa razão, o DAS abrange todo o grupo que está fazendo a viagem junto, limitando-se, entretanto, a 7 pessoas por beneficiário.

Uma questão importante é que as pessoas cuja deficiência física se baseia no uso de cadeira de rodas não têm direito ao benefício DAS, uma vez que a acessibilidade arquitetônica dos parques é, muitas vezes, suficiente. Na maioria das atrações, os visitantes usuários de cadeiras de rodas ou scooters utilizam a fila comum, em outras, onde a acessibilidade não é suficiente, eles recebem um direito semelhante ao fornecido pelo DAS – o direito de voltar à atração em um horário pré determinado e não enfrentar a fila comum.

Como conseguir o DAS?

O DAS não pode ser agendado previamente, o procedimento deve ser feito presencialmente em um dos parques do Walt Disney World em Orlando, na Flórida, ou em um dos parques da Disney na Califórnia. 

Ao chegar no parque, o visitante deve se dirigir ao Guest Relations, existente em todos os parques da Disney, perto da entrada, e pedir pelo benefício DAS.

Neste momento, deve-se explicar aos funcionários a razão pela qual você precisa do benefício DAS (de acordo com depoimentos online, não é obrigatório, mas uma dica é levar um relatório médico sobre o problema de saúde que a pessoa possui e apresentá-lo nesse momento). O caso é analisado e, se aprovado, um cadastro é feito na hora com todas as informações sobre o visitante, ficando pronto em cerca de dez minutos. Essas informações são registradas no ingresso e na magic band da pessoa e de seus acompanhantes, que poderão somente usar o benefício na presença do portador do cartão DAS – este deve ser sempre o primeiro a entrar na atração, seguido por seu grupo.

O cadastro feito é válido por 14 dias, após esse período ele expira e o visitante deve se dirigir ao Guest Relations novamente para fazer um novo cadastro. 

OBS. O cadastro DAS é válido por 60 dias para visitantes que possuem o passe anual dos parques Disney.

Onde fica a Guest Relations para efetuar o cadastro DAS?

A Guest Relations sempre fica localizada na entrada principal de cada parque.

Nos parques da Walt Disney World, em Orlando, na Flórida, a Guest Relations fica respectivamente: no City Hall (parque Magic Kingdom), perto da atração Spaceship Earth (parque Epcot), perto da entrada principal (parque Animal Kingdom) e perto de turnstiles (parque Hollywood Studios).

Já nos parques da Disney na Califórnia, a Guest Relations fica na Main Street (parque Disneyland Park) e no Chamber of Commerce (parque Disney California Adventure).

Como funciona o DAS?

O DAS funciona permitindo que os visitantes agendem um horário de retorno comparável com a espera atual na fila de determinada atração.

Por exemplo:  O grupo chega na atração do Peter Pan às 10h, e a fila tem duração de 60 minutos. Deve-se procurar um funcionário da atração (Cast Member) e mostrar o benefício DAS, com isso, o sistema automaticamente programa o retorno do visitante para o tempo atual da fila, menos 10 minutos, ou seja, o grupo pode retornar às 10:50 e entrar pela fila do Fastpass+. Uma vez que o Return Time – tempo de retorno é definido, os visitantes podem aproveitar o tempo de espera passeando pelo parque até que chegue a hora para visitar a atração agendada.

É importante deixar claro que a espera pelas atrações não deixa de existir, a grande diferença está em como o grupo vai passar esse tempo. Para grupos sem o DAS essa espera acontece, em pé, na fila da atração, enquanto para grupos com o DAS, a espera pode ser feita passeando pelo parque, conhecendo personagens, comendo ou até descansando, basta voltar no horário marcado.

Outro aspecto importante é que somente um Return Time pode ser agendado por vez, ou seja, é necessário primeiro ir na atração agendada para depois poder agendar a próxima. Dessa maneira, não é possível fazer uma lista de atrações e marcar o Return Time de todas elas de uma só vez. Isso não impede que o grupo vá em outras atrações enquanto espera o horário marcado, mas significa que essas outras atrações deverão ser feitas sem utilizar o benefício DAS.  O serviço pode ser usado de maneira combinada com o Fastpass+, o “fura fila” oferecido a todos os visitantes do parque. 

O DAS existe em todos os parques da Disney pelo mundo?

Como falado anteriormente, o benefício DAS – Disability Access Service existe, atualmente, somente nos parques da Disney localizados nos Estados Unidos, ou seja, nos parques da Flórida e da Califórnia. 

Os outros parques da Disney pelo mundo, como em Paris – França, Tokyo – Japão, Shangai e Hong Kong – China não disponibilizam o DAS como serviço para seus visitantes, mas possuem outros benefícios específicos.


Giovanna Naddeo

Giovanna Naddeo 

Escritora, professora e tradutora formada em Letras pela UNICAMP. Apaixonada por viagens, bordados e animais. Acredita que um mundo melhor se faz com pessoas que se incentivam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.