fbpx
Acessibilidade nas escolas: a importância e os desafios

Acessibilidade nas escolas: a importância e os desafios

Para se ter uma sociedade coesa com valores humanos é preciso buscar incluir pessoas. Por isso a acessibilidade escolas é imprescindível.

A questão da discussão sobre acessibilidade nas escolas é duplamente importante por, pelo menos, dois fatores: primeiro, e obviamente, por conta da disponibilização de meios e estruturas para integrar e democratizar os espaços para todos, e, segundo, por formar gerações a fim de se levar estes valores de empatia humana e inclusão social. 

O assunto se faz necessário, pois, no Brasil, a porcentagem de pessoas com deficiência entre 0 e 14 anos, segundo o IBGE, é de 7,5% da população total. Esta demanda torna ainda mais necessária a implantação da acessibilidade nas escolas. E, para começar, é preciso se informar, e investir em inovações. 

Para se ter uma sociedade coesa com valores humanos, prezando pelo desenvolvimento mais igualitário e democrático possível, é preciso buscar incluir pessoas. Sendo assim, seja a deficiência mental, física, visual, auditiva ou múltipla, ações visando o amparo e acolhimento dessas crianças e adolescentes é essencial.

Atender as diferenças

O site Educa Diversidade, da Unesp, aponta que o Brasil não é um país que se preocupa com estudantes que possuem deficiência. Segundo dados do Censo Escolar 2018 do Instituto Nacional e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), somente 31% das escolas (55.899) brasileiras têm dependências acessíveis a pessoas com deficiência, enquanto 41% (74.878) possuem sanitários adaptados para essa parcela da população.

Ainda de acordo com o mesmo estudo, nas escolas de Ensino Fundamental, os banheiros acessíveis a alunos com deficiência ou mobilidade reduzida só estão presentes em 34,3% das escolas municipais, 55,6% das escolas privadas, 53,7% das estaduais. O cenário só é um pouco melhor nas federais, com 76,6% de sanitários acessíveis.

Manual de Acessibilidade

Na apresentação do Manual de Acessibilidade Espacial para as Escolas – o direito à escola acessível, feito pelo Ministério da Educação, através da Secretaria de Educação Especial, em 2009, há ponderações pertinentes à condição educacional em geral nesse sentido. Nele, diz que, historicamente, as escolas públicas não foram organizadas para atender as diferenças, o que gerou a exclusão social e educacional das pessoas com deficiência. 

O manual ainda coloca que, atualmente, a Política Nacional de Educação Especial, na Perspectiva da Educação Inclusiva (MEC/2008), à luz da Convenção Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (ONU/2006), orienta os sistemas de ensino para a construção de sistemas educacionais inclusivos, que assegurem o direito de todos à educação.

Tecnologia a favor

Contudo, além de melhorias na política de inclusão de pessoas com deficiência, também é necessário investimento em tecnologias que auxiliem a inclusão de todos. E nesse campo, existem vários exemplos. Já há aplicativos e softwares especializados para facilitar o dia a dia dos jovens com deficiência. Para voz, são usados o Liane TTS, por exemplo, e para visão, Jaws, Virtual Vision e DosVox. Também há uso de recursos de libras e audiobooks.

Teclados alternativos, mouses com adaptadores, impressoras 3D e recursos de locomoção e segurança são essenciais para expandir as possibilidades aos deficientes. Tudo o que puder ser investido, instalado e somado nas escolas, faz crescer não somente o público que tem deficiência, mas também os que não têm. Para isso, deve-se abolir o preconceito e adotar a prática da empatia humana e inclusão social.


Bruno Matheus

Bruno Marques

Jornalista, escritor, músico. Tentando entender e mudar o mundo desde 1985.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.