Angra dos Reis lança projeto de acessibilidade

Angra dos Reis lança projeto de acessibilidade

A iniciativa tem o objetivo de tornar o município referência em políticas públicas voltadas para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida

A cidade de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, é um destino repleto de belas paisagens, com áreas de preservação da Mata Atlântica e centenas de ilhas com águas cristalinas. Para tornar o lugar mais acessível às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, a prefeitura lançou em junho de 2022 o projeto “Angra, cidade inclusiva”.  

O objetivo é criar, monitorar e garantir a implementação de políticas públicas com foco em acessibilidade, para melhorar a qualidade de vida de moradores e turistas que visitam a região. Além disso, a iniciativa vai estabelecer o desenvolvimento de ações inovadoras e de excelência, capazes de tornar a cidade referência e modelo mundial em projetos de inclusão. 

Uma das ações previstas foi a criação de um selo de acessibilidade, nas categorias ouro, prata e bronze. A intenção é incentivar o comércio e os estabelecimentos públicos a fazer as adaptações necessárias para atender às demandas de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. 

De acordo com o cronograma da prefeitura, os trabalhos nas chamadas ilhas de inclusão vão começar pelo Centro, seguido da Vila do Abraão, na Ilha Grande, para garantir acessibilidade no transporte aquaviário. A ideia é que o projeto seja implementado em toda a cidade, por meio da conscientização da sociedade sobre a importância das políticas públicas de acessibilidade.

Angra dos Reis

Angra dos Reis é uma das cidades que integram a região da Costa Verde, faixa litorânea formada por municípios do litoral sul do Rio de Janeiro até o norte do litoral de São Paulo. 

No lugar, é possível encontrar piscinas naturais de águas cristalinas com vasta biodiversidade marinha e diversas opções de trilhas e praias paradisíacas, que tornam a visita uma experiência inesquecível.

Localizada a pouco mais de 150 km da cidade do Rio de Janeiro, Angra dos Reis possui 365 ilhas. Em julho de 2019, a Ilha Grande foi reconhecida como patrimônio mundial pelo Comitê do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

Se você quer ficar por dentro de outras iniciativas de acessibilidade, siga a página do Guiaderodas no Instagram e acompanhe o nosso blog!


Carina Melazzi

Carina Melazzi
Jornalista e produtora de conteúdo. Gosta de contar histórias e é apaixonada por viagens, montanhas e mar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.