fbpx
Aplicativo promove inclusão de passageiros com deficiência visual no transporte público

Aplicativo promove inclusão de passageiros com deficiência visual no transporte público

Nova ferramenta de acessibilidade disponível em Florianópolis (SC) permite que passageiros com deficiência visual e baixa visão planejem seu deslocamento por ônibus com mais autonomia e segurança

No início de 2021, o aplicativo de transporte público Floripanoponto passou a oferecer a função de acessibilidade para facilitar o deslocamento de ônibus por passageiros com deficiência visual. A ferramenta permite que as pessoas façam um planejamento mais eficiente e seguro de suas viagens, reduzindo o tempo de permanência em pontos de embarque e terminais urbanos. 

Em tempos de pandemia e distanciamento social, as informações atualizadas de forma imediata no aplicativo tornam-se grandes aliadas para evitar aglomerações em pontos de parada de transporte coletivo e, consequentemente, diminuem o risco de contaminação pelo coronavírus. 

O desenvolvimento do Floripanoponto é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano, a Coordenadoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e o Consórcio Fênix, que opera o sistema de transporte coletivo da cidade. 

O aplicativo

A plataforma digital Floripanoponto foi lançada em 2017, de forma gratuita, para os usuários do sistema de transporte público de Florianópolis. O aplicativo traz informações detalhadas sobre a rota dos ônibus, o tempo e a previsão de deslocamento das linhas que passam pelas paradas do município e mostra em tempo real a localização dos ônibus.

Para garantir mais autonomia e segurança no deslocamento de cegos e pessoas com baixa visão, a função de acessibilidade foi desenvolvida com o acompanhamento da Associação Catarinense para Integração do Cego (ACIC) e incorporada ao aplicativo no início de 2021. 

Dessa forma, todos os passageiros de ônibus do Consórcio Fênix, inclusive aqueles com deficiência visual, passaram a ter a oportunidade de planejar melhor suas viagens a partir de informações atualizadas sobre itinerários, horários das linhas e previsão de embarque.

O recurso de acessibilidade do Floripanoponto integra um pacote de iniciativas propostas pela Prefeitura de Florianópolis e pela Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano da capital para melhorar a mobilidade urbana da capital catarinense. 

Como utilizar a função de acessibilidade

Para utilizar a função de acessibilidade do Floripanoponto, o passageiro com deficiência visual deve solicitar uma chave de acesso à Associação Catarinense para Integração do Cego de Florianópolis (ACIC), por telefone (48 3261-4500) ou por e-mail (acic@acic.org.br).

Depois, o usuário precisa fazer o download do aplicativo no próprio smartphone e realizar o login com a chave indicada pela ACIC. O sistema é prático e rápido: basta ter acesso à internet e informar a região em que está, a linha de ônibus desejada e o horário em que vai usar o transporte. 

Dessa forma, o Centro de Controle Operacional (CCO) da prefeitura registra a informação do passageiro e repassa ao motorista do veículo, que deverá chegar ao ponto de embarque no horário indicado.

O aplicativo está disponível para download gratuito no Google Play e na App Store.  
Para ficar por dentro de outras iniciativas de acessibilidade no Brasil, siga a página do Guiaderodas no Instagram e em nosso Blog!


Carina Melazzi

Carina Melazzi
Jornalista e produtora de conteúdo. Gosta de contar histórias e é apaixonada por viagens, montanhas e mar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir mensagem
);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.