Aplicativos e acessibilidade: Ferramentas google para pessoas com deficiência auditiva

Aplicativos e acessibilidade: Ferramentas google para pessoas com deficiência auditiva

Aprenda como usar os aplicativos com acessibilidade, Live Transcribe e Sound Amplifier do Google, ferramentas que auxiliam pessoas com deficiência auditiva

O uso das tecnologias cresce a cada dia, sempre com inovações e facilidades. Na pandemia da Covid-19 o meio tecnológico se tornou ainda mais essencial, pois é a partir dele que a comunicação entre as pessoas passou a ser realizada. E não é só isso!

Praticamente todas as atividades sociais passaram a ser possíveis pelo meio digital: aulas de escolas e faculdades por videoconferência, igrejas com a transmissão de missas e cultos, o trabalho em home office, demais processos burocráticos e judiciais de forma online, como a renovação da carteira de motorista, emissão de documentos e apresentação de recursos, por exemplo. Até mesmo as consultas médicas têm a possibilidade de serem realizadas através da tela.

Por isso é necessário que as pessoas se adaptem a esta nova realidade. E se você já acha difícil e de vez em quando passa raiva com a tecnologia, imagine as pessoas com deficiência. Ao mesmo tempo que certos recursos ainda não são acessíveis, cada vez mais surgem novas plataformas digitais que visam facilitar o cotidiano e proporcionar mais acessibilidade a pessoas com deficiência.

Aplicativos com Acessibilidade Google para pessoas com deficiência auditiva

Os aplicativos fazem parte dessas novas plataformas, possibilitando realizar as mais diversas atividades. Com o intuito de auxiliar pessoas com deficiência auditiva, o Google conta com dois aplicativos disponíveis na Play Store para celulares Android ou Pixel: o Live Transcribe e Sound Amplifier. 

Aplicativos e acessibilidade
Foto: Thais Barion

Live Transcribe

O Live Transcribe é um aplicativo de transcrição ao vivo que, como o próprio nome diz, transcreve o som em palavras. Ele atua no reconhecimento de falas de forma automática a partir da captação dos sons do microfone do celular em tempo real, os transformando em legenda. 

Para melhorar a precisão, o aplicativo também utiliza microfones externos. Além de estar disponível em 70 idiomas e dialetos, conta com a utilidade de um teclado digital para quem preferir escrever ou não puder falar no momento, permitindo que a conversa ocorra de maneira bidirecional.

Como usar o Live Transcribe?

O primeiro passo para usar o Live Transcribe (Transcrição ao Vivo) é ativar a funcionalidade no celular. Clique em: menu de configurações, acessibilidade, abrir transcrição instantânea, aceite as permissões (OK) e altere o atalho do aplicativo.

Após estas etapas aparecerá um botão de acessibilidade na barra de navegação inicial do celular. Para iniciar a transcrição ao vivo basta clicar no botão de acessibilidade e segurar o microfone próximo ao som ou da pessoa que esteja, falando para a captação e posterior transcrição. 

Sound Amplifier

O Sound Amplifier é um aplicativo Amplificador de Som que funciona como um reforçador de áudio para ambientes com muito barulho ou ruídos de fundo, filtrando, aumentando e amplificando os sons. Para seu uso é necessário que o celular esteja com os fones de ouvido conectados.

Como usar o Sound Amplifier?

Para usar o Sound Amplifier (Amplificador de Som) é preciso primeiramente conectar o par de fones de ouvido do seu celular, seja o de fio ou por Bluetooth.

Da mesma forma que o Live Transcribe, a ativação ocorre a partir do menu de configurações do dispositivo, no item acessibilidade. Clique em: Amplificador de som, Abrir amplificador de som, aceite as permissões (OK) e altere o atalho do aplicativo. Lembre-se de permitir o acesso da funcionalidade para gravar áudio e gerenciar chamadas. 

Para utilizar o amplificador de som e reduzir os ruídos do ambiente, acesse o atalho do Sound Amplifier e ajuste os controles de som disponíveis no aplicativo, conforme a necessidade. Com ele é possível ajustar de forma diferente cada fone e escolher a intensidade da redução de ruídos.

A Transcrição ao Vivo e o Amplificador de Som da Google são exemplos de aplicativos de grandes empresas que promovem maior acessibilidade a pessoas com deficiência auditiva, além do auxílio nos processos comunicativos e maior inclusão social.


 Thais Barion

Thais Barion
Jornalista e mestranda em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), com experiência em redação, assessoria de imprensa e mídias digitais. Apaixonada por livros e pela escrita acredita que o respeito, humildade e igualdade são aspectos essenciais para um mundo melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.