fbpx
Arte e Acessibilidade: conheça a APBP

Arte e Acessibilidade: conheça a APBP

Os artistas com deficiência física da ABPB formam uma empresa com representação em 74 países para expor suas obras

A Associação APBP favorece o networking entre pessoas com deficiência que gostariam de aprender a pintar e ou se inspiram na história contada através de telas e papéis.

O que é a APBP?

A Associação dos Pintores com a Boca e os Pés (APBP) foi fundada em 1956, após o encontro do Erich Stegmann – um artista que pintava com a boca – com pintores de diversos países da Europa. 

O objetivo da Associação era fazer com que os artistas tivessem uma renda através de seus conhecimentos artísticos e conseguissem uma maior estabilidade financeira.

Stegmann afirmava que a APBP nunca deveria ser considerada uma instituição de caridade, pelo fato de sua equipe ser formada por pessoas com deficiência. As habilidades dos artistas não se resumem à deficiência deles.

A primeira exposição fora da Europa das artes da Associação ocorreu em Joanesburgo, África do Sul, em 1960.

Três anos depois, o time era composto por 54 membros efetivos e bolsistas, em 22 países na Europa, América, Austrália e Ásia.

Onde fica a Associação dos Pintores com a Boca e os Pés?

Propriedade de dois sócios alemães, no Brasil, tem sede em São Paulo e fica localizado na Rua Tuim, 426 – Vila Uberabinha.

Quem pode participar?

Pessoas que tenham perdido a mobilidade das mãos e usam a boca ou os pés para pintarem obras, independentemente de gênero, crença ou cor podem fazer parte da Associação. Desde que sejam qualificados.

Atualmente, a APBP conta com 37 pintores e possui três níveis de qualificação: bolsistas, membro associado e membro efetivo. Geralmente, os artistas são iniciam como bolsistas e ganham um valor para pagar as aulas de pinturas e materiais de arte.

Esses bolsistas são avaliados pelo presidente da Associação ou um representante e dois artistas renomados até que atinjam um nível elevado e entrem efetivamente para a equipe.

O formulário do processo seletivo varia para Pessoa Física e Pessoa Jurídica.

Benefícios dos bolsistas

Conforme o bolsista for evoluindo, o valor da bolsa poderá aumentar gradativamente. O membro efetivo, recebe um salário vitalício, independentemente se a deficiência progredir, dificultando a comercialização das obras de arte para a Associação.

Permite que os artistas membros da APBP possam competir, equiparadamente, com artistas sem qualquer deficiência física.

APBP no Brasil

Atualmente, 53 artistas brasileiros fazem parte e oferecem palestras, workshops e demonstrações em escola, instituições públicas e privadas para os grupos interessados compreenderem o trabalho feito pela Associação dos Pintores com a Boca e os Pés.

Os pintores apresentam as possibilidades disponíveis no mercado para as pessoas com deficiência, independente de seu estilo artístico.

Como colaborar com Associação dos Pintores com a Boca e os Pés

O apoio à APBP pode ser através da compra dos seus variados produtos, que vão desde papelaria à decoração.

Produtos

  • Adornos
  • Marcadores de Livro
  • Calendários
  • Cartões
  • Cartas floridas
  • Envelope
  • Entre outros

Os itens podem ser adquiridos individualmente, com preços acessíveis a partir de R$ 5 ou em kits não personalizáveis.

Através do site oficial: Pintores com a Boca e os Pés.

Também é possível conhecer os artistas que fazem parte, através de uma breve apresentação em que constam informações como nome, idade, cidade em que vive, técnica utilizadas nas artes e seu estilo de pintura. 

Uma grande troca de experiência e conhecimentos é feito durante as exposições das artes, conferências e outros eventos.


Leticia Soares

Letícia Soares
Graduanda em Jornalismo com interesse em arte, tecnologia, literatura e sempre em busca de conhecer novas histórias. Uma pessoa que adora fotografar tudo, descobrir inovações, conversar e fica feliz com a companhia de um chá e um bom livro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.