fbpx
Cães de serviço e a independência como caminho para a acessibilidade

Cães de serviço e a independência como caminho para a acessibilidade

Você sabia que existem diversos tipos de cães de serviço? Os mais conhecidos aqui no Brasil são os cães guia, mas você sabia que, na prática, a variedade de cães treinados vai muito além?

O leque de funções e habilidades dos cães treinados para facilitar a vida das pessoas vai além dos labradores fofinhos treinados para guiar pessoas com deficiência visual. 

Pensando em facilitar e melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência – física, mental ou transtornos psicológicos – muitos cães são treinados, hoje em dia, para as mais diversas funções!

Os Diferentes Tipos De Cães De Serviço

Para você ter uma ideia melhor de como esses animais atuam e, principalmente, geram autonomia às pessoas com deficiência, aqui vai uma lista de alguns tipos de cães de serviço com suas funções principais:

  • Cão-guia (para pessoas com deficiência visual – veja o nosso post sobre cães guia aqui )
  • Cão-ouvinte (para pessoas com deficiência auditiva – são treinados para alertar sobre sons importantes do cotidiano como alarmes de incêndio, campainhas, alarme do forno, toques de telefone, entre outros).
  • Cão de alerta para diabéticos (treinados – pelo faro – para alertar o tutor quando o nível de glicose no sangue está baixo, além de buscar remédios e objetos e ajudar a pessoa a se levantar após uma queda).
  • Cão de alerta de convulsão (para pessoas com epilepsia – esses cães são treinados – também pelo faro – para identificar e alertar quando uma convulsão está prestes a acontecer)
  • Cão de resposta para convulsão (também para pessoas com epilepsia – são treinados para reagir de determinada maneira ao presenciarem uma convulsão, buscando remédios, ficando ao lado da pessoa ou chamando por ajuda)
  • Cão-terapeuta (atuantes em asilos, hospitais e instituições de pessoas com deficiências intelectuais e do espectro autista – ajudam na socialização e na inclusão)
  • Cão de serviço de mobilidade (treinados para ajudar pessoas com deficiências orgânicas ou motoras nas mais variadas atividades do dia a dia). 

E é justamente sobre esse último grupo de cães, os de serviço de mobilidade que vamos falar hoje! Algumas das perguntas mais comuns quando o assunto é esse são: Como funciona todo esse processo para que um cão se torne um cão de serviço? Quais funções ele é capaz de cumprir?

Como Os Cães De Serviço São Treinados?

Vamos por partes: existem associações especializadas em todo o processo para a formação e entrega desses animais, e o percurso começa muito antes do que a gente imagina!

Cães De Serviço

O preparo começa antes mesmo do nascimento dos doguinhos, quando é feita a seleção genética e os melhores cães (em questões comportamentais, principalmente) são escolhidos para reprodução. Os filhotes já nascem dentro das instituições e, logo após as primeiras vacinas, passam a viver com as chamadas famílias socializadoras.

As famílias socializadoras (em inglês: puppy raisers) são pessoas que se voluntariam para ajudar nesse trabalho. Esse período de socialização é parte essencial da formação do animal, pois é quando os animais aprendem comandos básicos e são dessensibilizados a todo e qualquer tipo de ambiente.

Essa etapa dura entre um e dois anos e é fundamental, pois os animais devem se habituar a diferentes locais e estímulos, uma vez que quando forem entregues a seus respectivos donos estarão expostos às mais variadas situações.

Após o tempo com as famílias socializadoras, os cachorros são entregues de volta às instituições. A fim de aprender as tarefas cotidianas que irão executar com seus futuros tutores, os animais são direcionados a um treinamento mais específico, com duração de seis meses a um ano.

É importante dizer que, infelizmente, não são todos os doguinhos que chegam a essa etapa do treinamento! Após a socialização, eles passam por um teste de comportamento e de saúde e, caso apresentem reações inadequadas, comportamento inseguro ou agressivo ou problemas de saúde, são dispensados do treinamento para cão de serviço. 

Nestes casos, cabe à instituição decidir se o cachorro será direcionado a outro tipo de trabalho mais adequado à sua personalidade (cão terapeuta, por exemplo) ou se será colocado para adoção – podendo ser adotado pela família socializadora.

O Que Os Cães De Serviço Sabem Fazer?

Dessa maneira, os cães que são aprovados e vão para treinamento, aprendem funções como:

  • Pegar e entregar itens derrubados
  • Abrir e fechar portas e gavetas 
  • Puxar cestos de roupa, além de ajudar com meias, sapatos e casacos 
  • Empurrar uma cadeira de rodas manual em uma distância curta
  • Acender e apagar luzes
  • Tirar e colocar roupas na máquina de lavar
cães de serviço
Fonte: CCI

Finalmente, após uma longa jornada, os doguinhos são entregues aos seus novos donos que, por sua vez, também precisam passar por um processo seletivo para análise de aptidão para ter um cão de serviço.

Agora você já sabe como o melhor amigo do homem consegue gerar independência e, assim, facilitar a acessibilidade, diariamente, para milhares de pessoas limitadas pela sociedade de alguma forma.

Você pode saber mais sobre o assunto no site da Canine Companions for Independence (Em tradução livre: Companheiros Caninos pela Independência) – maior instituição norte americana de formação de cães de serviço: https://www.cci.org/ e no instagram @ccicanine

Acompanhe, também, o dia a dia de uma puppy raiser no instagram @fosteringpuppies

Gostou de conhecer um pouco mais sobre os cães de serviço? Comente aqui o que você achou mais interessante!
Para mais dicas e novidades no mundo da acessibilidade, fique de olho no Instagram do Guiadeodas!


Giovanna Naddeo

Giovanna Naddeo 

Escritora, professora e tradutora formada em Letras pela UNICAMP. Apaixonada por viagens, bordados e animais. Acredita que um mundo melhor se faz com pessoas que se incentivam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.