fbpx
Casa Acessível e Organizada

Casa Acessível e Organizada

Como a organização pode melhorar a acessibilidade da casa de pessoas com deficiência

Viver em um local organizado facilita muito o nosso dia a dia. Além de deixar o ambiente mais bonito e acolhedor, a organização gera economia de tempo e qualidade de vida. 

E para pessoas com deficiência, qual é a importância da organização?

Seja por restrição de mobilidade ou de cognição, a pessoa com deficiência, costuma ter a organização como atributo essencial para a prática de suas atividades diárias.

“Se você tem restrição de mobilidade ou de qualquer função, você precisa ter método para conseguir acessar as coisas de forma independente”, diz Bruno Mahfuz, fundador do app Guiaderodas, o maior guia de avaliação e consulta da acessibilidade de locais.

Na hora que uma pessoa com deficiência visual está se vestindo, como saber qual é a cor da blusa? Qual é a gaveta de meias? Como pessoas com cadeira de rodas podem alcançar o copo dentro do armário ou circular com suas cadeiras de rodas em uma sala repleta de tapetes e objetos espalhados pelo chão? 

Organização Inclusiva

O objetivo da Organização Inclusiva é utilizar técnicas específicas para pessoas com deficiência física ou cognitiva, que levam em consideração a real necessidade de cada um para tornar a casa acessível e organizada.

Antes de iniciar o trabalho de organização, a pessoa com deficiência e seus familiares devem rever seus hábitos e analisar a real necessidade de cada item da casa. Para uma casa acessível ser funcional, os objetos que nela estão, devem ter utilidade. Desta forma, itens mais usados no dia a dia devem estar localizados na altura nobre (altura das mãos) e, de preferência, sempre no mesmo lugar.

Além de conferir previsibilidade e segurança, esses objetos com localização fixa, servem de referência, por exemplo, para que pessoas com deficiência visual formulem o mapa mental do local onde vivem e assim, consigam se orientar e locomover com tranquilidade, evitando eventuais acidentes.

Recursos de organização para uma casa acessível

  • Colméia de plástico ou TNT com divisórias;
  • Caixas organizadoras com texturas para diferenciação;
  • Braille nas gavetas;
  • QR Code para identificar as cores das camisas;
  • Cabideiro flexível em armários;
  • Separadores de cabide;
  • Ausência de tapetes;
  • Quadros de rotina com medicamentos e objetivos a serem alcançados;
  • Aplicativos que auxiliam nas atividades do dia a dia: Be My Eyes, Hand Talk e Guiaderodas

Um ambiente organizado não é da mesma forma para todos. O que é organização para um pode não ser para outra pessoa. A bagunça não só deixa a casa com um aspecto desagradável, mas pode causar acidentes, principalmente para pessoas com deficiência. Para Lívia Moreira, da Conceito Organizer, a manutenção da organização envolve a dedicação de toda a família. A profissional desempenha trabalhos de organização inclusiva, levando em consideração a necessidade e os hábitos de cada família.

Exemplo de Organização Inclusiva

“Este armário já estava organizado, mas para dar independência a um membro da casa que ficou cadeirante, reorganizamos e deixamos uma prateleira para ela.

Indicamos pratos e copos de melamina por ser leve e seguro, se cair no chão, não existe o risco de se cortar e ficar triste.

Não descartamos nada do armário, deixando essa senhora ainda mais feliz, pois sabemos como é difícil para alguém que sempre foi independente ver modificações na casa devida sua nova condição.” (Fonte: Conceito Organizer)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *