fbpx
Certificação Guiaderodas é conquistada por Farol Santander

Certificação Guiaderodas é conquistada por Farol Santander

Todos os dias o Farol Santander recebe a visita de idosos, cadeirantes, gestantes e pessoas com deficiência.

O Farol Santander, também conhecido por Edifício Altino Arantes, ou antigo Edifício Banespa é um dos prédios mais emblemáticos da capital paulista. É o terceiro arranha-céu mais alto da cidade de São Paulo e o sétimo mais alto do país.
Construído a partir de 1939 para sediar o Banespa e inaugurado em 27 de junho de 1947 pelo então Governador de São Paulo, Ademar de Barros, o edifício tem 35 andares, 161 metros de altura e foi inspirado na arquitetura art decó do Empire State Building.
Em 2000, o prédio foi incorporado ao patrimônio do Grupo Santander, que comprou o Banespa. Em 2014, a construção foi tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico (Condephaat).

Depois de um longo período ocioso, o edifício reabriu suas portas ao público em 25 de janeiro de 2018, no aniversário da cidade de São Paulo, com o nome de Farol Santander e agora, após um ano, conquista um importante reconhecimento: a Certificação Guiaderodas.

Edifício Tombado

Apesar de ser um edifício tombado, de estar localizado no centro de São Paulo e de ter em suas imediações calçadas de pedras portuguesas por vezes degradadas, o Farol passou por adaptações arquitetônicas para aprimorar a acessibilidade. Se dedicou a formação de pessoas para eliminar as barreiras atitudinais e propiciou um ambiente inclusivo.

Todos os dias o Farol recebe a visita de idosos, cadeirantes, gestantes e pessoas com deficiência.

“O processo de Certificação do Guiaderodas nos auxiliou neste trabalho e essa conquista é motivo de muito orgulho, porque nos permite oferecer uma experiência inesquecível para todas as pessoas que tem qualquer tipo de restrição de mobilidade e o público diverso. Somos o primeiro Centro Cultural do Brasil a receber essa certificação.” diz Edmar Cioletti, Superintendente de Facilities e Engenharia do Banco Santander.

O Guiaderodas já recebeu importantes premiações da ONU e do MIT Technology Review. A Certificação Guiaderodas é um programa reconhece as melhores práticas de acessibilidade. Alia tecnologia ao conhecimento de arquitetos especialistas em acessibilidade e à vivência de pessoas com deficiência.

Segundo Bruno Mahfuz, cadeirante e fundador do Guiaderodas, o objetivo da iniciativa é propiciar uma vida mais autônoma para todos através do mote: Uma ideia quando é boa, é boa para todos. “Enxergamos a acessibilidade não apenas como um cumprimento de normas mas, acima de tudo, como um exercício contínuo. Olhar para essa questão de maneira permanente traz um diferencial estratégico do bem para as empresas e todos são beneficiados.”

Para mais informações acesse: farolsantander.com.br

Quer saber mais sobre a Certificação Guiaderodas? Clique aqui!

Comentários (5)

  1. Avatar
    Curso De Segurança Online
    08/04/2020 no 22:57 pm

    Aqui é a Karina Da Silva, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.

  2. 30/06/2020 no 14:17 pm

    […] Farol Santander […]

  3. 01/07/2020 no 21:10 pm

    […] Livre, Microsoft, Santander, KPMG são alguns exemplos de empresas que conquistaram a certificação. A placa do Guiaderodas […]

  4. 02/07/2020 no 20:40 pm

    […] Paulo, que fica no complexo JK próximo a Marginal Pinheiros, entendendo-se para outros sites como Farol Santander, no centro de São Paulo, Geração Digital e […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *