Como escolher cadeira de banho

Como escolher cadeira de banho

Do material ao tamanho, veja quais aspectos levar em conta antes de adquirir o equipamento que confere autonomia na higiene

Na área de banho de um banheiro acessível, certos itens são indispensáveis como barras de apoio e ducha com altura regulável. Para completar, outro acessório extremamente útil é a cadeira de banho (cadeira higiênica), que oferece comodidade e facilita a higiene pessoal de quem possui mobilidade reduzida, seja ao fazê-la sozinho ou com o auxílio de outra pessoa. 

Mas antes de adquirir uma peça dessas, é importante saber como escolher cadeira de banho, pois alguns aspectos contam bastante no acessório. Contamos quais são eles a seguir.

Aprenda como escolher cadeira de banho

Cuidados indispensáveis

A cadeira de banho escolhida deve ter certificação e/ou registro dos órgãos competentes, como o Inmetro e a Anvisa. Esses selos, que devem estar visíveis no produto, comprovam a aprovação em testes de segurança, conferindo qualidade.

Para casos de cadeiras de banho com rodas, também é fundamental medir a largura do seu vaso sanitário antes da compra para garantir que a largura do assento da cadeira seja compatível e se encaixe no vaso. A largura total da cadeira é outro aspecto a se levar em conta, atestando que ela vai passar pelas portas. Avalie também o peso total suportado e a altura do encosto.

O que mais avaliar

No mercado é possível encontrar uma grande variedade de cadeiras de banho, a começar pelo material. Os mais comuns são aço, alumínio e plástico. Para se decidir entre essas opções, vale pensar na durabilidade: o aço enferruja, já o alumínio e o plástico não. Então, apesar do preço mais em conta, a cadeira de aço tem a desvantagem de durar menos pela qualidade inferior. Já as outras opções não estragam com facilidade.

Outras diferenças estão nas rodas e nos pneus. Existem modelos apenas com rodas pequenas e outros com rodas maiores atrás (além das pequenas). A segunda alternativa é a que oferece mais autonomia para quem usa a cadeira, pois facilita a locomoção. E o material das rodas também conta, evidentemente. Em geral, elas são de alumínio ou nylon. As de nylon costumam ser mais fáceis de manter e danificam menos. 

Já em relação aos pneus, a escolha se dá entre os maciços e os infláveis. Apesar da boa qualidade de ambos, a desvantagem dos pneus infláveis está no fato de esvaziar rapidamente, problema que não ocorre com o modelo maciço.

Mais um item importante a se avaliar no processo de como escolher cadeira de banho é a presença de suporte de pés escamoteável, que facilita a transferência da cadeira convencional para a higiênica.

Outras opções

Mais uma opção que vem se destacando no mercado são as cadeiras sem rodas, com pés de altura regulável. Diferente da cadeira de banho convencional, esse modelo se assemelha mais a um banco, mas também conta com apoio nas costas.

No vídeo a seguir do Make sobre rodas, canal da influencer Roberta Oliveira, ela compartilha a experiência dela com cadeiras de banho:

Os modelos também se diferem em relação a outros aspectos como material dos encostos, presença de suporte de braços e opção de dobrar/desmontar. Essas características são as mais particulares e dependem da necessidade e comodidade do próprio usuário. Por isso, embora na loja não seja possível ter a experiência do uso no dia a dia, de qualquer maneira vale ver os modelos pessoalmente se for possível para avaliar o mais adequado.

Valores e manutenção

Evidentemente, as diferenças também conferem no preço. Em geral, quanto mais opções e qualidade o produto tiver, mais alto tende a ser o valor. Mas vale pesquisar para encontrar o modelo que se encaixe no que o usuário precisa e caiba no bolso (lembrando que também existe a opção de compra de cadeira usada, para alugar ou até gratuita, dependendo do caso).
Por fim, além de saber como escolher cadeira de banho, também é importante conferir as opções de suporte oferecidas pelo fabricante. Com o uso recorrente, podem ser necessários alguns ajustes, manutenção e trocas de acessórios. Para saber mais, o fisioterapeuta e paratleta Marcos Melo Jr. fala sobre cadeiras de banho e sua durabilidade neste vídeo.

Luciana Faria

Luciana Faria
Escolheu o jornalismo para fazer da paixão por contar histórias sua profissão. Há mais de uma década no mercado editorial e poeta desde a infância, acredita que a palavra também pode transformar as pessoas e mudar o mundo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.