fbpx
Como falar com pessoas com deficiência?

Como falar com pessoas com deficiência?

Com atenção, gentileza e respeito, pode se dizer praticamente tudo

Muitas pessoas ficam com receio de usar palavras inadequadas quando estão conversando com alguém com deficiência.

A falta de familiaridade com o tema e o medo de dizer algo inadequado pode fazer com que as pessoas se afastem das situações que se apresentam.
Como se referir a alguém que tem alguma deficiência? Como eu posso agir sem cometer gafes?
Frequentemente, em nossos treinamentos, alguém diz com vergonha que se dirigiu a uma pessoa com deficiência visual no ambiente de trabalho e perguntou “você viu o fulano passar por aqui?”.
É importante entender que a pessoa com deficiência em geral está acostumada com as limitações que possui e que ela utiliza esses verbos com naturalidade.
Muitos deficientes visuais usam o verbo “ver” no sentido de “notar”, assim como cadeirantes podem usar o verbo “correr” para indicar pressa, por exemplo: “não posso falar agora, pois estou correndo para entregar um relatório.”

É impossível prever todas as situações desconfortáveis que podem ocorrer, mas, na medida em que você se conectar com o universo da pessoa com deficiência, verá que não existe bicho de sete cabeças.
Estudar e demonstrar interesse pelas pessoas e sobre suas dificuldades ajuda a diminuir as barreiras sociais. Entender melhor a realidade do outro é fundamental para eliminar os fantasmas e o assunto rapidamente deixa de ser um tabu.

Quer saber mais sobre Acessibilidade Atitudinal? Clique aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

);