fbpx
Como falar com pessoas com deficiência?

Como falar com pessoas com deficiência?

Com atenção, gentileza e respeito, pode se dizer praticamente tudo

Muitas pessoas ficam com receio de usar palavras inadequadas quando estão conversando com alguém com deficiência.

A falta de familiaridade com o tema e o medo de dizer algo inadequado pode fazer com que as pessoas se afastem das situações que se apresentam.
Como se referir a alguém que tem alguma deficiência? Como eu posso agir sem cometer gafes?
Frequentemente, em nossos treinamentos, alguém diz com vergonha que se dirigiu a uma pessoa com deficiência visual no ambiente de trabalho e perguntou “você viu o fulano passar por aqui?”.
É importante entender que a pessoa com deficiência em geral está acostumada com as limitações que possui e que ela utiliza esses verbos com naturalidade.
Muitos deficientes visuais usam o verbo “ver” no sentido de “notar”, assim como cadeirantes podem usar o verbo “correr” para indicar pressa, por exemplo: “não posso falar agora, pois estou correndo para entregar um relatório.”

É impossível prever todas as situações desconfortáveis que podem ocorrer, mas, na medida em que você se conectar com o universo da pessoa com deficiência, verá que não existe bicho de sete cabeças.
Estudar e demonstrar interesse pelas pessoas e sobre suas dificuldades ajuda a diminuir as barreiras sociais. Entender melhor a realidade do outro é fundamental para eliminar os fantasmas e o assunto rapidamente deixa de ser um tabu.

Quer saber mais sobre Acessibilidade Atitudinal? Clique aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.