Complexo Turístico Itaipu vai oferecer passeios totalmente inclusivos

Complexo Turístico Itaipu vai oferecer passeios totalmente inclusivos

A iniciativa será implementada de forma gradativa, até 2024, e prevê a adoção de novas tecnologias, adaptação de espaços e capacitação de funcionários

No início de 2021, a cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, ganhou um importante projeto de acessibilidade: o Complexo Turístico Itaipu (CTI), onde está localizada a Itaipu Binacional, maior usina hidrelétrica do mundo em geração de energia limpa e renovável, vai tornar todos os seus passeios 100% inclusivos para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. 

Além de garantir acessibilidade aos visitantes, o programa também tem o objetivo de fortalecer ainda mais o turismo, que é a principal atividade econômica do município. A iniciativa recebeu aproximadamente R$ 406 mil em investimentos e será implementada de forma gradativa, até 2024, por meio da adoção de novas tecnologias, adaptação de espaços e capacitação de pessoal.

Os atrativos do Complexo Turístico Itaipu foram os primeiros do Brasil a obter o selo internacional de qualidade ISO 9001:2008, em 2012, e desde 2014 recebem o certificado de excelência do TripAdvisor, um dos sites de viagens mais conhecidos do mundo. No rol de premiações figuram também o UNWTO Awards, da Organização Mundial do Turismo, e o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, concedido pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo. 

O projeto

Entre as mudanças previstas no projeto do Complexo Turístico Itaipu está a disponibilização de audioguias descritivos para deficientes visuais, com detalhamento de toda a visita, incluindo o filme institucional, que terá intérprete de Libras, assim como legendas em português e espanhol. 

Outra ação do programa de acessibilidade prevê a instalação de mapas táteis e totens com vídeos em Libras, incluindo informações sobre compra de ingressos, procedimentos de segurança, embarque, dados de produção de energia e curiosidades sobre a história da usina hidrelétrica.

Além disso, peças impressas em 3D, em escala reduzida, serão disponibilizadas aos visitantes com deficiência visual, para que eles conheçam, por meio do tato, a forma das principais estruturas da usina, como a barragem, a caixa espiral e o eixo da turbina.

Para atender as necessidades de acessibilidade de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida e permitir que todos aproveitem ao máximo os passeios, o Complexo Turístico Itaipu também oferece:

  • Ônibus com rampa ou elevador para acesso de cadeirantes;
  • Piso tátil no Centro de Recepção de Visitantes e no Mirante Central;
  • Vagas reservadas para cadeirantes no Mirante Central;
  • Elevadores e/ou rampas no Centro de Recepção de Visitantes e nos trajetos e pontos de parada dos atrativos Itaipu Panorâmica e Ecomuseu;
  • Guichês rebaixados para atendimento a cadeirantes;
  • Política de desconto para pessoas com deficiência;
  • Vagas para obesos e cadeirantes no auditório e nos ônibus. 

Veja algumas opções de hotéis com acessibilidade em Foz do Iguaçu.

O Complexo Turístico Itaipu

Complexo Turístico Itaipu

Desde abril de 1976, quando foi realizada a primeira visita oficial da Itaipu Binacional, mais de 20 milhões de turistas de todo o mundo já passaram pela usina e pelas demais atrações turísticas do complexo.

Atualmente, o local conta com três opções de atrativos:

Itaipu Panorâmica

O passeio mais procurado do CTI oferece uma vista de tirar o fôlego da maior usina hidrelétrica do mundo, localizada no Rio Paraná, na fronteira entre Brasil e Paraguai. A barragem principal tem 7.919 m de extensão e 196 m de altura máxima, o que corresponde a um prédio de 65 andares. 

Refúgio Biológico Bela Vista

A unidade de proteção foi criada para conservar cerca de 50 espécies da fauna local, além de mais de 960 espécies de plantas. Os visitantes podem percorrer uma trilha de 2 km em meio à floresta nativa, que contorna o Canal da Piracema até chegar ao refúgio.

Ecomuseu

O espaço recria cenários, desde o período pré-histórico até a época de povoação de Foz do Iguaçu e da construção da usina, e oferece um vasto acervo de fotografias, peças e objetos que contam a história da Itaipu Binacional. Além disso, o Ecomuseu disponibiliza uma maquete de 76 metros quadrados, que reproduz a região da tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina.

Para quem deseja conhecer o local, também é possível fazer um tour virtual 360° pelas instalações do museu.O Complexo Turístico Itaipu funciona diariamente, das 8h30 às 17h30, e os ingressos podem ser comprados pelo site ou na bilheteria, localizada na Av. Tancredo Neves, 6702.


Carina Melazzi

Carina Melazzi
Jornalista e produtora de conteúdo. Gosta de contar histórias e é apaixonada por viagens, montanhas e mar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.