Confira 4 curtas-metragens sobre crianças com deficiência

Confira 4 curtas-metragens sobre crianças com deficiência

As histórias reforçam a importância da inclusão social e do respeito às diferenças

O universo cinematográfico é repleto de histórias que retratam o cotidiano de pessoas com deficiência. Nesse contexto, os filmes se tornam ferramentas fundamentais para iniciar conversas sobre o tema, principalmente com crianças e adolescentes, favorecendo a construção de um mundo mais plural e inclusivo. 

Para contribuir com o debate sobre o respeito às diferenças, preparamos uma lista com quatro curtas-metragens de animação indicados para todas as idades. Eles trazem como protagonistas crianças com tipos distintos de deficiência, que precisam encontrar soluções para superar os obstáculos do dia a dia. Confira!

Por que Heloísa?

Baseado no livro homônimo escrito por Cristiana Soares, o curta-metragem é fruto de uma parceria entre a TV Cultura e a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e tem o objetivo de ensinar às crianças os conceitos de inclusão. O filme conta a história real da trajetória de uma menina que tem paralisia cerebral, a partir do seu primeiro dia de aula em uma escola inclusiva.

A animação vem sendo reconhecida por instituições de grande relevância no cenário da educação e conta com recursos inclusivos de audiodescrição e tradução para Libras (Língua Brasileira de Sinais), que foi feita por uma criança de 7 anos, a mesma idade da personagem no curta-metragem, para gerar maior empatia com o público infantil.

Classificação indicativa: livre para todas as idades.

IAN: uma história que vai nos mobilizar

Baseado em uma história real, o curta-metragem foi criado por Gastón Gorali, produzido por Juan José Campanella e dirigido por Abel Goldfarb. Ele combina animação 3D e stop motion, com modelos reais feitos a partir de materiais recicláveis e tecnologia digital de última geração. 

O curta-metragem é baseado na história de Ian, um menino com paralisia cerebral, que deseja derrubar as barreiras de isolamento impostas às pessoas com deficiência. O filme trata da formação de crianças sensíveis, solidárias e livres de preconceitos e destaca a solidariedade e a empatia como elementos fundamentais para acolher as diferenças e construir uma sociedade mais inclusiva.

A animação não usa diálogos, justamente para expressar de forma genuína os sentimentos das crianças, o que torna o filme ainda mais inclusivo, de modo que todas as pessoas sejam capazes de entender a mensagem transmitida.

Classificação indicativa: livre para todas as idades.

Longe de vista

Produzido em 2008, o curta-metragem faz parte do projeto de graduação de três estudantes da Universidade Nacional de Artes de Taiwan. A animação conta as aventuras de Chico, uma garotinha cega que se perde de seu cão-guia, mas acaba encontrando um caminho imaginário, guiado por sons e aromas.

Classificação indicativa: livre para todas as idades.

Tamara

Produzido pelo House Boat Animation Studio e dirigido por Jason Marino e Craig Kitzmann, o curta-metragem conta a história de uma menina surda que sonha em ser bailarina. Além de destacar o protagonismo da criança, ao enfrentar obstáculos e reafirmar seu sonho, o filme reforça a importância do contato com a arte para impulsionar a criatividade e os anseios dos pequenos e traz uma importante reflexão sobre o papel da família para garantir a autonomia de pessoas com deficiência. 

Classificação indicativa: livre para todas as idades.

Para ficar por dentro do universo da acessibilidade no Brasil e no mundo, siga a página do Guiaderodas no Instagram!


Carina Melazzi

Carina Melazzi
Jornalista e produtora de conteúdo. Gosta de contar histórias e é apaixonada por viagens, montanhas e mar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.