fbpx
Confira as principais iniciativas de acessibilidade em João Pessoa

Confira as principais iniciativas de acessibilidade em João Pessoa

Capital paraibana está investindo em melhorias na infraestrutura turística e urbana, mas ainda há muito a ser feito

A mobilidade urbana para pessoas com deficiência ainda é um grande desafio para as principais capitais brasileiras, que precisam criar melhores condições de infraestrutura para garantir a livre circulação de todos. A acessibilidade em João Pessoa, na Paraíba, por exemplo, é um tema que já está em pauta nas discussões da secretaria de Turismo, que pretende tornar a cidade referência em acessibilidade para os viajantes.  

Um dos principais projetos a serem colocados em prática é a construção de um Centro de Apoio ao Turismo (CAT) adaptado, que deve ser instalado na praia do Cabo Branco. O espaço receberá R$ 250 mil em recursos provenientes da emenda parlamentar impositiva da deputada federal paraibana Edna Henrique e será um grande aliado no processo de inclusão social no município. 

Centro de Apoio ao Turismo adaptado

De acordo com a Secretaria de Turismo de João Pessoa, o projeto prevê as seguintes adaptações:

  • Adequação de um espaço na areia da praia para a prática de vôlei e bocha; 
  • Instalação de academia híbrida e playground com brinquedos adaptados interativos para crianças com deficiência;
  • Quiosque de apoio com banheiros, depósitos, atendimento ao público, guarda-volumes e copa; 
  • Espaço de contemplação e convivência com piso nivelado integrado aos outros espaços, com esteira adaptada para facilitar a locomoção até o mar.

O investimento em melhorias na infraestrutura é fundamental para o acolhimento de pessoas com deficiência e para o desenvolvimento do turismo na capital paraibana, que é um dos lugares mais procurados pelos viajantes para este ano, segundo dados de uma lista divulgada pelo Ministério do Turismo, com os 21 destinos tendência para 2021. 

Mobilidade e acessibilidade urbana em João Pessoa

Além do Centro de Apoio ao Turismo adaptado, outra iniciativa da prefeitura para melhorar a acessibilidade em João Pessoa é o programa Mais Pavimentação. O projeto prevê a reparação de 180 ruas, por meio da drenagem e implantação de calçamento, padronização das calçadas com base nas normas de acessibilidade, assim como a instalação de rampas, pisos táteis e placas de sinalização em vários pontos da cidade.

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) também tem investido em ações de melhoria, que incluem a liberação do passeio público, o ordenamento urbano e a desobstrução de calçadas em áreas estratégicas do município, que abrangem a região central e alguns mercados públicos, como o de Oitizeiro, de Jaguaribe e o Central.

Apesar de todo o trabalho que vem sendo executado ao longo dos últimos anos para melhorar a acessibilidade em João Pessoa, ainda há muito a ser feito. De acordo com o relatório Campanha Calçadas do Brasil 2019, realizado pelo Mobilize Brasil, nenhuma das 27 capitais brasileiras avaliadas oferecem condições apropriadas para a circulação de pedestres e cadeirantes em calçadas, ruas e faixas de travessia.

A média nacional, que ficou em 5,71, é considerada baixa, uma vez que o mínimo aceitável seria a nota 8, em uma escala de zero a dez, de acordo com os critérios do estudo. São Paulo foi a capital mais bem avaliada, com nota 6,93, e João Pessoa apareceu na oitava posição no ranking nacional, com nota 6,23, e apresentou o melhor desempenho entre as capitais nordestinas.

Para saber mais sobre iniciativas de acessibilidade em outras regiões do país, siga a página do Guiaderodas no Instagram!

Hotéis com Acessibilidade em João Pessoa

Hotéis com Acessibilidade em João Pessoa

viagem com acessibilidade

Veja outros roteiros


Carina Melazzi

Carina Melazzi
Jornalista e produtora de conteúdo. Gosta de contar histórias e é apaixonada por viagens, montanhas e mar.

Um Comentário

  1. 27/04/2021 no 20:56 pm

    […] Clique aqui […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir mensagem
);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.