fbpx
Confira cinco cursos de Libras gratuitos e on-line

Confira cinco cursos de Libras gratuitos e on-line

Os conteúdos podem ser acessados a qualquer momento e oferecem um panorama geral do uso da Língua Brasileira de Sinais

A comunicação inclusiva é fundamental para o desenvolvimento e o exercício da cidadania de todos. Dentro desse contexto, os cursos de Libras (Língua Brasileira de Sinais) vêm se tornando uma ferramenta cada vez mais importante para romper as barreiras linguísticas entre surdos e ouvintes.  

Apesar de a Libras ter sido criada no século XIX, ela só foi reconhecida como meio legal de comunicação e expressão em abril de 2002, com o estabelecimento da Lei nº 10.436. Mesmo não sendo considerada universal, como a língua oral, a Libras apresenta uma organização gramatical própria, com estrutura morfológica, fonológica, sintática e semântica. 

Ao contrário do que muitos pensam, o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais não deve se restringir apenas aos surdos e às pessoas que convivem com deficientes auditivos. Por isso, separamos cinco opções de cursos gratuitos e on-line para você dar os primeiros passos no estudo dessa importante ferramenta de inclusão social. Continue a leitura!

1. Eskada

A plataforma Eskada é uma das frentes de trabalho do Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet), da Universidade Estadual do Maranhão, que tem o objetivo de disseminar o ensino à distância no Brasil e no mundo.

O curso de Libras da instituição possui carga horária de 60 horas e está dividido em três unidades: Aspectos da Comunicação Linguística da Língua de Sinais, Aspecto Linguístico na Estrutura Gramatical do Processo de Aquisição da Língua Brasileira de Sinais e Contextualizar a Comunicação em Libras. 

Para se inscrever, basta criar uma conta no site. O curso fica disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, e não exige escolaridade mínima. A certificação é disponibilizada na própria plataforma, assim que o curso e as avaliações forem concluídos.

2. Universidade de São Paulo (USP)

O curso de Libras da USP foi idealizado pelo Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e consiste em dez videoaulas, que ficam disponíveis na plataforma da universidade.

Os conteúdos estão relacionados à surdez, à educação dos surdos e à cultura surda. A coordenação do curso é do professor Felipe Venâncio Barbosa, doutor do Departamento de Linguística da USP.

3. Prime Cursos

A Prime Cursos oferece um curso com carga horária de 35 horas, no qual o aluno aprende noções básicas da Língua Brasileira de Sinais, da gramática, da formação de palavras e frases, da aquisição de linguagem por crianças surdas, das categorias gramaticais e do alfabeto manual.

Não há pré-requisitos para realizar o curso, e, após sua conclusão, o aluno pode optar por emitir um certificado.

4. Kultivi

A plataforma de ensino Kultivi oferece um curso com certificado gratuito e 20 horas de conteúdo, incluindo exercícios e aulas voltados à prática. Os vídeos possuem legenda para que todos possam assistir aos materiais, e o acesso é vitalício.

O aluno será capaz de entender sinais básicos e de se comunicar em situações cotidianas que envolvam o uso da Libras. Além disso, terá acesso a conteúdos mais avançados, como verbos, adjetivos, substantivos e classificadores, para um aprendizado mais completo da Língua Brasileira de Sinais.

5. Educaweb

A EducaWeb é uma instituição de ensino à distância, com mais de mil cursos disponíveis que permitem ao aluno estudar onde e quando quiser. O curso de Libras apresenta um conteúdo programático completo, que possibilita o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais de forma contextualizada.

Para se matricular, não é necessário ter conhecimento prévio sobre o assunto. O acesso à plataforma de estudo é rápido e simples. Ao final do curso, é possível emitir um certificado de conclusão. 
Para ficar por dentro de outros cursos e iniciativas de acessibilidade, siga a página do Guiaderodas no Instagram!


Carina Melazzi

Carina Melazzi
Jornalista e produtora de conteúdo. Gosta de contar histórias e é apaixonada por viagens, montanhas e mar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.