Congresso Greenbuilding Brasil 2019

nov 27, 2019

Métricas demonstram que edifícios que se preocupam com questões ambientais e de acessibilidade trazem mais retorno financeiro

A 10ª edição do Greenbuilding Brasil, voltada a construção sustentável foi realizada no Cubo, centro de inovação do Itaú, e teve neste ano palestras gratuitas realizadas de forma presencial e à distância, por meio de plataforma on-line.

Dentre os temas em destaque estão “Novos Protagonistas em matéria de construções sustentáveis”, “Inovações e Inteligência Predial”, “Acessibilidade”, “Cidades e Bairros Inteligentes”, “Escolas Verdes”. As métricas apresentadas mostram que esses temas vieram para ficar e que o retorno financeiro que um edifício gera é diretamente proporcional ao seu impacto ambiental e social, desde da concepção até a operação.

Felipe Faria, CEO do Greenbuilding Council Brasil, abriu o evento trazendo ao palco grandes nomes do mercado imobiliário e da construção civil.

Carlos Betancourt – Fundador e atual presidente da Bresco Investimentos S.A (uma das empresas líderes em terceirização imobiliária do Brasil). O executivo é um dos principais nomes do mercado imobiliário brasileiro, com mais de 30 anos de atuação. Foi membro do Conselho Internacional do YPO – Young Presidents Organization e é membro do Board os Trustees das Universidade de Notre Dame, nos Estados Unidos.

Marcelo Lage – Copresidente e Cofundador da Valor Real Construções. Reconhecida no mercado como uma das 100 maiores construtoras do país é a primeira que fará uma certificação GBC Casa & Condomínio em um empreendimento “Minha Casa, Minha Vida”, em Curitiba.

Álvaro José Cabrini Júnior – Superintendente executivo do Paranacidades (Serviço Social Autônomo que executa ações de política de desenvolvimento institucional e regional para o Estado do Paraná). O Convênio entre o Governo do Estado do Paraná, Paranacidades, Fomento Paraná e GBC Brasil visa a transformação de 180 escolas públicas do estado em Zero Energy.

Andressa Gulyn – Médica e Sócia da incorporador AG7 Realty, Foi realizada a entrega da certificação GBC Casa & Condomínio ao edifício Ícaro, em Curitiba/PR, por se enquadrar em critérios estabelecidos como uso eficiente da água, eficiência energética, gestão de resíduos, qualidade ambiental interna, requisitos sociais, inovação e projeto, entre outros. Também comandou uma palestra sobre conceituação humanizada dos projetos residenciais, que privilegiam conforto, saúde e bem estar do ocupante.

Bruno Mahfuz – Sócio-fundador do Guiaderodas, empresa de tecnologia e acessibilidade duas vezes premiada pela ONU. Bruno falou sobre acessibilidade universal e apresentou cases da Certificação Guiaderodas, um programa que reconhece as melhores práticas de acessibilidade dos empreendimentos, que transcende as normas técnicas.

Roberto de Souza – Engenheiro Civil, Mestre e Doutor em Engenharia pela Escola Politécnica da USP. Comandou o CTE nos últimos 29 anos, foi Diretor da Divisão de Edificações do IPT e presidente do Comitê Brasileiro de Construção Civil da ABNT. Especialista em qualidade, tecnologia, gestão, sustentabilidade e inovação na construção. Falou sobre os avanços e as perspectivas de futuro do movimento green building.

Confira algumas fotos do evento

Comentários:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *