Conheça algumas marcas inclusivas de maquiagem

Conheça algumas marcas inclusivas de maquiagem

As opções para pessoas com deficiência ainda são limitadas, mas o cenário está começando a mudar

A indústria de cosméticos vem evoluindo ao longo dos anos e se adaptando às novas demandas dos consumidores. Algumas marcas, por exemplo, já começaram a entender que a maquiagem, além de gerar menos impactos ao meio ambiente, deve ser acessível a todos, principalmente a públicos que se sentem excluídos, como pessoas com deficiência, com pele negra e pele madura. 

A seguir, você confere uma lista com três marcas de beleza que oferecem um portfólio de produtos criados para atender às necessidades de pessoas com deficiência. Confira!

Rare Beauty

Lançada em 2020, a Rare Beauty, marca de beleza desenvolvida pela artista Selena Gomez, oferece alguns produtos pensados para eliminar os obstáculos encontrados por pessoas com deficiência motora, na hora de fazer uma maquiagem. Como as embalagens são mais achatadas nas pontas, não há necessidade de usar muita força nos dedos para abri-las. 

A dificuldade de se maquiar era uma questão enfrentada pela própria Selena, que foi diagnosticada com lúpus, uma doença autoimune que causa depressão, ansiedade, enfraquece as articulações e restringe a mobilidade. Além de ser acessível, a Rare Beauty, que chegou ao Brasil em agosto de 2022, é uma marca de beleza vegana e não faz testes em animais. 

Kohl Kreatives

A britânica Kohl Kreatives criou uma linha de pincéis de maquiagem voltada para pessoas com deficiência motora, com o objetivo de empoderá-las por meio da maquiagem. A marca também oferece tutoriais de maquiagem específicos para esse público. 

Ao todo, a coleção Flex, que também é vegana e não faz testes em animais, conta com cinco pincéis que apresentam diferentes tamanhos e formatos, com cerdas sintéticas. Os produtos são bastante flexíveis e podem ser posicionados em diferentes direções e ângulos. Além disso, o cabo mais curto e largo faz com que eles se adaptem melhor à mão. 

Guide Beauty

Depois de ter sido diagnosticada com Mal de Parkinson, uma doença neurológica que afeta os movimentos da pessoa, a maquiadora Terri Bryant decidiu se reunir com especialistas em ergonomia para desenvolver a Guide Beauty. A marca de maquiagem foi criada para atender às necessidades de quem tem deficiência motora.

A Guide Beauty oferece um portfólio que inclui pincéis para diferentes aplicações, gel para sobrancelhas, aplicador para delineador, rímel, delineador em gel e paleta de sombras. A marca, que é vegana e não faz testes em animais, também disponibiliza tutoriais que ensinam a aplicar os produtos vendidos no site.

Para ficar por dentro do universo da acessibilidade, siga a página do Guiaderodas no Instagram e acompanhe nosso blog!


Carina Melazzi

Carina Melazzi
Jornalista e produtora de conteúdo. Gosta de contar histórias e é apaixonada por viagens, montanhas e mar.

Um Comentário

  1. 24/01/2023 no 19:34 pm

    […] Link Original […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.