Conheça alguns exemplos de tecnologia assistiva que fazem a diferença

Conheça alguns exemplos de tecnologia assistiva que fazem a diferença

Recursos e serviços facilitam o dia a dia de pessoas com deficiência e promovem autonomia e inclusão social

Situações cotidianas, como participar de uma conversa, se deslocar de um lugar para outro, identificar cores ou expressar sentimentos e emoções, podem parecer simples, mas para muitas pessoas com deficiência, representam um grande obstáculo. Entretanto, essa realidade vem mudando gradativamente com o surgimento de tecnologias que proporcionam cada vez mais independência, qualidade de vida e inclusão a todos.

Os recursos englobam desde um simples andador, lupa ou bengala até um complexo software que trabalha com inteligência artificial. Além dessas ferramentas, é possível encontrar uma série de serviços que envolvem a utilização de tecnologias assistivas. Eles são multidisciplinares e abrangem profissionais de diferentes áreas, como fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional, engenharia, design, fisioterapia, entre outras. 

Neste artigo, você vai entender melhor o que é a tecnologia assistiva e conhecer alguns exemplos de recursos que estão fazendo a diferença no dia a dia de pessoas com deficiência. Continue a leitura!

O conceito de tecnologia assistiva

De acordo com a definição do Comitê de Ajudas Técnicas, tecnologia assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços. O objetivo é promover autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social às pessoas com deficiência. 

Criado em 1988, o termo assistive technology, ou tecnologia assistiva, na tradução para o português, é um importante elemento jurídico da legislação norte-americana, conhecida como Public Law 100-407, que compõe, com outras leis, o American with Disabilities Act (ADA). 

Para aprimorar e dar legitimidade ao desenvolvimento da tecnologia assistiva no Brasil, ela foi instituída como política pública no país somente em 16 de novembro de 2006, pela portaria nº 142 do Comitê de Ajudas Técnicas (CAT), estabelecido pelo Decreto nº 5296, no âmbito da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República. 

Exemplos de tecnologia assistiva

Para potencializar a capacidade das pessoas com deficiência, foram criadas diversas tecnologias assistivas que garantem sua independência e inclusão na sociedade e no ambiente de trabalho. Nós separamos alguns exemplos de recursos que facilitam o dia a dia de milhões de crianças e adultos ao redor do mundo. Confira:

Livox

O Livox, que está presente em 11 países e disponível em mais de 25 idiomas, é o primeiro aplicativo de comunicação alternativa com inteligência artificial para tablets. Criado por Carlos Pereira, analista de sistemas e pai de Clara, que tem paralisia cerebral, o software possibilita autonomia na comunicação de pessoas com qualquer tipo de deficiência.  

Com um simples toque na tela, a ferramenta permite que os usuários expressem emoções, aprendam a ler e escrever, indiquem o que querem comer, assistir ou escutar e interajam com outras pessoas por meio de cartões de comunicação, com vídeos, imagens, textos e música. O aplicativo pode ser usado offline e apresenta quatro opções de planos mensais.

Ava

O Ava é um aplicativo que converte conversas faladas em textos, descartando a necessidade de leitura labial e possibilita a inclusão de pessoas surdas e com dificuldades de audição, em diversas situações cotidianas. As legendas são baseadas em inteligência humana e artificial e estão disponíveis 24h por dia.

O software tem opções de planos mensal e anual e está disponível para iOS, Android, Mac, Windows e na versão web. 

Guiaderodas

O Guiaderodas, disponível para Android, iOS e na versão web, é uma plataforma que permite ao usuário avaliar e consultar a acessibilidade de diversos locais pelo mundo. O processo de avaliação dura cerca de 30 segundos, e o avaliador indica se o local oferece uma experiência acessível, parcialmente acessível ou inacessível para pessoas com restrição de mobilidade.  
Para obter mais informações sobre acessibilidade, baixe o aplicativo do Guiaderodas!


tecnologia assistiva o que é

Saiba tudo sobre tecnologia assistiva

Carina Melazzi

Carina Melazzi
Jornalista e produtora de conteúdo. Gosta de contar histórias e é apaixonada por viagens, montanhas e mar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.