Conheça as startups que trabalham para melhorar a vida dos brasileiros

jul 18, 2019

Guiaderodas é destaque pela StartSe como uma das startups que trabalha para melhorar a vida dos brasileiros

Beatriz Bevilaqua escreveu no StartSe sobre 11 startups que trabalham com inovação para a inclusão das pessoas.

Uma história de superação é a do fundador da Guiaderodas, Bruno Mahfuz. Ele desenvolveu uma ferramenta gratuita e colaborativa para consultar e avaliar a acessibilidade dos locais. Como cadeirante, sua motivação para criar a plataforma foi poupar frustrações advindas da falta de informação sobre a acessibilidade. “Qualquer usuário cadastrado pode, em apenas alguns minutos, responder a perguntas sobre acessibilidade de determinado lugar. Assim, quando alguém for até lá, poderá saber de antemão o quão acessível o ambiente é ou não”, explica Bruno.

Foram realizadas mais de 160.000 avaliações mundo afora e vale dizer que 80% dos avaliadores não declararam ter nenhum tipo de deficiência. Esse número mostra que a empresa está conseguindo sensibilizar a todos. “A maior parte das coisas foi construída em uma época em que não se pensava sobre o tema. Além do fato de a acessibilidade deixar a vida de todos mais confortável, nunca se viveu tanto quanto atualmente e a tendência é que a expectativa de vida continue aumentando junto com os avanços tecnológicos. Uma velhice digna passa pela acessibilidade”, disse Bruno. 

Confira os outros aplicativos abaixo e a matéria completa clicando aqui.

Adam Robô

O Adam Robô, por exemplo, está democratizando o teste de visão pelo Brasil. O robô usa soluções de inteligência artificial para tornar extremamente simples a realização de um teste de visão.

Bright Photomedicine

Outra ideia que promete revolucionar a saúde é o uso de luz para tratamento de dores crônicas e incapacitantes. Trata-se de um analgésico não-invasivo e sem qualquer efeito colateral.

Innovacare Health

Desenvolveu um software para gerenciar o cuidado oncológico de clínicas, hospitais oncológicos e operadoras e planos de saúde.

HOOBOX Robotics

É um software que permite controlar uma cadeira de rodas por meio dos movimentos do rosto. Por meio de reconhecimento facial o cadeirante tem autonomia.

KitLivre

Imagine transformar uma simples cadeira de rodas em algo motorizado. Transforme qualquer cadeira de rodas manual em um triciclo elétrico com design esportivo.

Matraquinha

É um aplicativo de comunicação alternativa para ajudar crianças e adolescentes com autismo a transmitirem seus desejos e sentimentos.

Olivas

Desenvolveu um brinquedo para inclusão digital das crianças com deficiência, usando um personagem atraente para todas elas: a “Galinha Pintadinha”.

Fofuuu

É uma plataforma web e app gamificada para tratamento fonoaudiológico infantil.

Jobecam

A mais recente inovação em recrutamento é o processo seletivo às cegas, o recrutador não tem acesso a nenhuma informação do candidato além de suas habilidades.

Consolidar

Empresa de recrutamento e seleção que presta assessoria em programas de Diversidade e Inclusão – buscando transformar o mindset dentro das corporações.

SignumWeb

Oferece às empresas a possibilidade de comunicação com seus colaboradores ou clientes surdos, promovendo a necessária acessibilidade comunicativa, autonomia e privacidade, isentando-os da necessidade de levar intérprete presencial da Língua Brasileira de Sinais (Libras)

Empodera

Empresa que ajuda a criar diversidade dentro de grandes empresas, o maior desafio é desconstruir privilégios e construir oportunidades

Comentários:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *