fbpx
Cultura para todos: conheça aplicativo que torna arte acessível

Cultura para todos: conheça aplicativo que torna arte acessível

A ferramenta “Vem CA” é uma vitrine virtual de eventos culturais, que possuem suporte para pessoas com deficiência e tornam a arte acessível

Cultura é expressão de ideias, sentimentos, opiniões, emoções e inúmeras reflexões  criadas sobre a sociedade. Então por que não deixá-la disponível para este público,  formado pelos mais distintos perfis de pessoas? Por isso, a fim de tornar a arte  acessível, a Escola da Gente criou o aplicativo  “Vem CA”. 

A plataforma gratuita foi lançada oficialmente em setembro de 2019, em São Paulo, a  fim de conectar produtores e consumidores de cultura. E “acessibilidade” é a palavra  de ordem desta ferramenta. Toda a sua navegação foi pensada levando em conta a  familiaridade dos mecanismos e transformando o smartphone ou tablet em uma  vitrine virtual de eventos e centros culturais. 

Arte acessível na palma das mãos 

A pergunta inicial é: o que é tornar a arte acessível? Demonstrações de cultura vão  além de níveis sensoriais, mas essa é uma questão que pode até ser considerada  esquecida. Diferentes de algumas percepções, é possível unir valor artístico ou  promover eventos culturais que estejam ao alcance de todos. 

E essa é a proposta do “Vem CA”. Disponível para aparelhos Android e IOS, o  aplicativo – que tem como objetivo ser um espaço de divulgação democrático, ao 

mesmo tempo que reforça a oferta cultural – possibilita filtrar eventos com base em 12  tipos de acessibilidade. São eles: 

  • Assento Acessível 
  • Audiodescrição Guia Acessível 
  • Banheiro Acessível 
  • Elevador/Rampa 
  • Gratuidade 
  • Legenda 
  • Libras 
  • Libras Tátil 
  • Linguagem Simples 
  • Piso Tátil 
  • Visita Tátil 
  • Publicações Acessíveis 

Por meio desse filtro, o usuário poderá pesquisar onde e quando acontecerão eventos  de teatro ou exposições artísticas, por exemplo. Sempre levando em consideração a  autonomia que o visitante com deficiência terá dentro do espaço. Os interessados não  precisam realizar qualquer tipo de cadastro no aplicativo. 

Todos os eventos são cadastrados diretamente pelos produtores dos espaços culturais.  E as inscrições podem ser facilmente realizadas. Para isso, basta clicar na aba lateral  esquerda e selecionar a opção “Cadastre Seu Projeto”. Lá, ele poderá colocar todas as  informações sobre a ação e o suporte disponível para os visitantes com algum tipo de  deficiência. 

Claudia Werneck, fundadora da Escola da Gente, reforça a importância em transformar  a cultura em algo possível para todos. 

“Na minha perspectiva e na das pessoas com deficiência, sempre vai ser pouco. É  urgente para elas, que são historicamente excluídas. A acessibilidade, que já é lei, tem  que se tornar uma prática cotidiana. Elas precisam saber o que está acontecendo que  as inclua”, complementou Claudia. 

Cultura para todos 

A Escola da Gente desenvolveu o “Vem CA” com base em projetos culturais em sua  contínua luta por direitos humanos, acessibilidade e inclusão. Por isso, não deixa de  empenhar esforços para que direitos presentes no papel venham a se tornar práticas  cotidianas. 

E acredite, as ofertas de atrativos e eventos são inúmeras e estão à disposição em um  aparelho. Afinal, este é um direito de todos e que pode ser aproveitado assim que  possível. Já programou sua próxima atividade? Então, divirta-se!


Felipe Lima

Jornalista formado pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM) e redator web desde 2017, especializado em SEO pela Comschool. Profissional que acredita no poder das palavras e na transmissão de histórias.

Um Comentário

  1. 14/09/2021 no 11:48 am

    […] para a garantia do direito à educação inclusiva, ao matrimônio, ao atendimento prioritário e à cultura, em igualdade de oportunidades com os demais […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.