fbpx
Distrito Federal oferece serviço de transporte gratuito para pessoas com deficiênci com atendimento porta a porta

Distrito Federal oferece serviço de transporte gratuito para pessoas com deficiênci com atendimento porta a porta

Programa DF Acessível promove a inclusão social por meio da disponibilização de veículos adaptados

Para reduzir os obstáculos presentes nos transportes públicos e facilitar a locomoção de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida pelos centros urbanos do Distrito Federal, foi lançado o DF Acessível. O programa oferece uma modalidade de transporte gratuito, com atendimento porta a porta, destinada aos moradores do Distrito Federal. 

Ao todo, 25 vans vão fazer o transporte dos usuários cadastrados, da porta de casa até o destino escolhido, e vice-versa. Os veículos contam com rastreador em tempo real e apresentam comunicação direta com a Central de Monitoramento e Controle e a Central de Atendimento do programa.

O serviço é prestado pela Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB), em parceria com a Secretaria Extraordinária da Pessoa com Deficiência (SEPD) e a Secretaria de Economia do Distrito Federal (SEEC). 

Como funciona o DF Acessível?

Os usuários com deficiência física e mobilidade reduzida severa têm à sua disposição veículos adaptados e equipados com plataforma de elevação para embarque e desembarque, ar-condicionado, dois boxes para cadeirantes e cinco assentos especiais. 

O serviço garante um transporte seguro e confortável e funciona de acordo com a demanda do Cadastro Único da Pessoa com Deficiência, da SEPD. A programação das viagens deve ser pré-agendada durante a semana, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e os itinerários são estabelecidos por meio de ferramentas virtuais. 

O serviço porta a porta de viagens fixas e regulares disponibiliza até cinco deslocamentos (ida e volta) por semana, com o limite de dois destinos diferentes em dias distintos, agendados com antecedência mínima de um mês. O atendimento é prestado somente a pessoas cadastradas.

Além disso, o DF Acessível oferece assistência nos finais de semana/feriados e em situações eventuais. No primeiro caso, os pedidos de transporte são feitos diretamente por instituições cadastradas que trabalham com pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. As solicitações devem ser realizadas com, no mínimo, sete dias de antecedência. 

Em relação ao atendimento eventual, as viagens são destinadas exclusivamente para finalidades médicas e devem ser agendadas com antecedência mínima de 30 dias e periodicidade de duas vezes por mês. A expectativa é que sejam atendidas 250 pessoas por dia, incluindo todos os tipos de atendimento oferecidos pelo programa.

Como participar do DF Acessível?

Para participar do programa, é necessário cumprir os requisitos estabelecidos na Resolução nº 33, do Conselho de Administração da TCB. Alguns dos critérios incluem:

  • ser morador do Distrito Federal;
  • apresentar deficiência comprovada por meio de avaliação médica;
  • estar impossibilitado de utilizar, com conforto e segurança, os meios convencionais de transporte público disponíveis no sistema de transporte público coletivo do Distrito Federal;
  • possuir renda familiar per capita inferior a dois salários mínimos;
  • ter a origem, o destino e o trajeto da solicitação de viagem dentro dos limites do Distrito Federal.

Os interessados que cumprirem todos os requisitos para participar do programa também precisam fazer um cadastro. Após a inscrição, toda a documentação entregue será analisada e, em caso de aprovação da solicitação, o passageiro ou seu responsável receberá um comunicado com o resultado. Depois, é só começar a agendar as viagens! 
Se você quer ficar por dentro de outras dicas e novidades sobre acessibilidade, siga a página do Guiaderodas no Instagram!


Carina Melazzi

Carina Melazzi
Jornalista e produtora de conteúdo. Gosta de contar histórias e é apaixonada por viagens, montanhas e mar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.