fbpx
Dicas de filmes e séries Asiáticos

Dicas de filmes e séries Asiáticos

Viaje com a gente na companhia de cinco produções que abordam o tema da pessoa com deficiência. Confira e anote para adicionar a sua programação!

Tudo Bem Não Ser Normal (série, Coréia do Sul)

O enredo de Tudo Bem Não Ser Normal gira em torno de três personagens principais: Go Moon Young (Ye-ji Seo) uma escritora de livros infantis com personalidade antissocial, Moon Kang Tae (Soo-hyun Kim) um agente comunitário de saúde em alas de psiquiatria, e o seu irmão mais velho e autista, Moon Sang-tae (Oh Jung-se), que revela grandes habilidades artísticas por meio de suas ilustrações.

A série coreana de 16 episódios, retrata o autismo de maneira realista e sem estereótipos, ao demonstrar a relação e os traumas que envolvem os personagens. 

Além da deficiência, o personagem Moon Sang-tae apresenta transtorno de estresse pós-traumático devido a um evento durante a sua infância, no qual se desvenda aos poucos no drama.

Trailer (é necessário ativar a legenda em português):

37 segundos (filme, Japão)

A experiência é o ponto chave do filme japonês 37 segundos, que tem como protagonista a escritora e ilustradora de mangás (estilo de História em Quadrinhos japonês) com paralisia cerebral, Yuma Takada (Mei Kayama).

Durante a história, a talentosa personagem de 23 anos é encorajada a se aventurar em diversas situações que a fazem e se deparar com descobertas sobre si mesma e os caminhos que pretende seguir na vida.

Intenso e criativo, o drama oferece reflexões sobre o modo como uma pessoa com deficiência em cadeira de rodas lida com o seu poder de escolha que, muitas vezes, é influenciado ou recebe superproteção das pessoas mais próximas, como familiares.

Trailer:

A voz do silêncio: Koe No Katachi (filme, Japão)

A Voz do Silêncio: Kow No Katachi é um filme de anime japonês adaptado dos mangás de Yoshitoki Oima, que conta a história de uma aluna nova com deficiência auditiva na turma da sexta série.

Shoko Nishimiya é uma garota tímida que desperta a curiosidade dos alunos ao tentar se adaptar ao novo ambiente, mas percebe que não será nada fácil, principalmente, após sofrer bullying do colega de turma Shoya Ishida.

O filme mostra o lado da vítima e de quem pratica ações de bullying, com observações pontuais sobre as diferenças e o amadurecimento da fase adolescente para a adulta.

Trailer:

Esplendor – Hikari (filme, Japão)

O filme japonês Esplendor (ou Hikari) aborda a história de uma jovem tradutora, Misako (Ayame Misaki), que se aproxima de um famoso fotógrafo chamado Masaya Nakamori (Masatoshi Nagase).

Durante o filme, Nakamori demonstra estar perdendo a visão aos poucos e por isso a narrativa enfatiza justamente a importância da descrição das imagens para pessoas com deficiência visual.

Realista e sensível, os personagens apresentam um olhar delicado sobre os desafios enfrentados na vida profissional e emocional.

Trailer:

Perfect World (série, Japão)

Perfect World é uma história disponível em diferentes versões de filme, série e mangá. A versão de 2019, é um j-drama (drama japonês) que tem como protagonistas dois personagens principais: Tsugumi Kawana (Mizuki Yamamoto) e Itsuki Ayukawa (Tori Matsuzaka).

Itsuki era conhecido como o melhor jogador de basquete, mas tudo muda quando ele sofre um acidente.

Anos depois ele reencontra o seu primeiro amor, Tsugumi, mas reluta ao recordar os sentimentos guardados desde a época da adolescência.

O romance tem como foco mostrar o processo de aceitação, as dificuldades e as pequenas conquistas do dia a dia de uma pessoa com deficiência física adquirida.

Trailer:

Gostou das dicas de Dicas de filmes e séries asiáticos? Não deixe de comentar o que achou nas nossas redes sociais do Instagram e Facebook!


Cintia Alves de Sousa

Cintia Alves de Sousa
Jornalista especialista em mídia e reportagem, que busca constantemente por novos desafios no segmento da Comunicação Acessível, para contribuir com ações que valorizem a diversidade e a inclusão na sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.