fbpx
Dicas de praias com acessibilidade no Brasil

Dicas de praias com acessibilidade no Brasil

Selecionamos opções de praias com acessibilidade do Norte ao Sul do país para você curtir ao máximo os dias de sol e lazer

Para as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, encontrar praias com acessibilidade no Brasil pode ser uma tarefa difícil. Afinal, é preciso levar em consideração todo o trajeto da calçada até a areia e o mar, além da estrutura que o local oferece para garantir uma experiência mais segura e agradável. 

Pensando nisso, selecionamos algumas opções de lugares acessíveis, em diferentes regiões do país, para você aproveitar ao máximo os dias de sol e lazer. Mas antes de escolher uma praia para visitar, é importante ficar de olho nestas dicas: 

Cadeira anfíbia 

Procure praias que ofereçam cadeira anfíbia aos banhistas. Esse equipamento conta com diferentes posições de encosto, apresenta flutuabilidade e estabilidade ideais para o banho de mar e possui pneus mais largos do que os das cadeiras de rodas tradicionais, o que facilita o deslocamento na areia. 

Esteira de acesso

A presença desse recurso é fundamental para obter uma experiência mais confortável na praia. A esteira permite uma maior mobilidade sobre a areia fofa e em todo o trajeto da calçada até o mar, garantindo autonomia às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. 

Equipe de apoio

Monitores e voluntários capacitados são sempre bem-vindos quando o objetivo é proporcionar diversão e lazer de qualidade para todos. As equipes de apoio dos programas de acessibilidade na praia são treinadas para auxiliar na condução da cadeira anfíbia e para ajudar as pessoas a entrarem no mar, oferecendo a segurança necessária e a melhor diversão possível. 

Praias com acessibilidade no Brasil

Agora que você já conhece alguns itens importantes para ter uma experiência mais segura e prazerosa, confira a seguir nossa seleção de praias acessíveis e de programas que promovem a acessibilidade no país. 

Rio de Janeiro

praia rio
Foto: Divulgação projeto Praia para Todos

Conhecida internacionalmente por sua beleza, a praia de Copacabana faz parte do projeto Praia para Todos, idealizado pelo Instituto Ser, em 2008, com o objetivo de transformar as praias em um local de fato democrático e inclusivo. 

Entre os postos 5 e 6, em frente à Rua Francisco de Sá, a iniciativa oferece banho de mar assistido, vôlei sentado, frescobol e surf adaptados, stand up paddle (SUP) e handbike, com o apoio de uma equipe especializada. 

O projeto é gratuito, acontece aos sábados e domingos, das 9h às 14h, e também está disponível no posto 3 da praia da Barra, em frente à Praça do Ó. 

Veja hotéis com acessibilidade no Rio de Janeiro

São Paulo

praia sp
Foto: site Governo do Estado de São Paulo

Algumas praias do litoral de São Paulo contam com o programa Praia Acessível, lançado em 2010 pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com algumas prefeituras, em 26 praias do litoral e do interior do Estado de São Paulo. 

A iniciativa é gratuita e possibilita o acesso ao mar de forma segura e inclusiva, por meio de cadeiras anfíbias e do apoio de equipes de voluntários, que auxiliam os banhistas.

No Guarujá, por exemplo, o projeto é realizado aos sábados e domingos, das 10h às 15h, próximo à Praça das Bandeiras, na Praia de Pitangueiras. Já em Santos, o programa Praia Acessível funciona das 9h às 15h, aos finais de semana, atrás da Concha Acústica, na orla do Gonzaga, próximo ao canal 3. 

Para obter a relação de todos os municípios e praias participantes, basta entrar em contato com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Veja hotéis com acessibilidade em São Paulo

Paraná

praia parana
Foto: Agência de Notícias do Paraná

Outro estado que oferece programa de acessibilidade na praia é o Paraná. O projeto Praia Acessível, desenvolvido por meio da parceria entre a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e a Secretaria Estadual da Família e Desenvolvimento Social (Seds), disponibiliza gratuitamente cadeiras anfíbias nas praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná.

O uso do equipamento é orientado por socioeducadores e pode ser feito todos os dias da semana, das 10h às 19h. Para mais informações sobre os pontos de disponibilização das cadeiras anfíbias, basta entrar em contato com as prefeituras dos municípios participantes.

Veja hotéis com acessibilidade no Paraná.

Rio Grande do Norte

praia natal
Foto: Portal Acesso

Por meio do projeto Natal Praia Inclusiva, lançado em março de 2017, você pode ter acesso às praias de Ponta Negra e da Redinha, aos sábados e domingos, das 8h às 12h. A iniciativa oferece gratuitamente banho de mar assistido, por meio de cadeiras anfíbias, vôlei sentado, stand up paddle, além de caiaque e futebol adaptados. 

O programa foi idealizado pela Faculdade UNINASSAU Natal, em parceria com a organização da Sociedade Amigos do Deficiente Físico do Rio Grande do Norte (Sadef-RN). A prática de esportes e o banho de mar contam com o suporte de professores e alunos da instituição de ensino, junto com as equipes da Sadef. Para participar das atividades, basta comparecer aos locais. 

Veja hotéis com acessibilidade em Natal.

Se você quer obter mais dicas de lugares acessíveis, baixe o aplicativo do Guiaderodas!


Carina Melazzi

Carina Melazzi
Jornalista e produtora de conteúdo. Gosta de contar histórias e é apaixonada por viagens, montanhas e mar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.