fbpx
Dispositivo MyEye oferece autonomia a pessoas com deficiência visual

Dispositivo MyEye oferece autonomia a pessoas com deficiência visual

O acessório da empresa OrCam Technologies pode ser usado para diferentes finalidades e se adapta à armação de qualquer óculos  

Com a evolução cada vez mais acelerada das tecnologias assistivas, as pessoas com deficiência visual passaram a ter acesso a diversas ferramentas e serviços que potencializam suas capacidades e garantem mais independência no dia a dia. O dispositivo MyEye, por exemplo, está disponível no mercado desde 2017 e foi desenvolvido para interpretar informações visuais e depois transmiti-las ao usuário por meio de áudio.

O que é tecnologia assistiva?

De acordo com o conceito do Comitê de Ajudas Técnicas (CAT), a tecnologia assistiva

“é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação, de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida”.

O termo assistive technology, ou tecnologia assistiva, na tradução para o português, foi criado em 1988 e é um importante elemento jurídico da legislação norte-americana, conhecida como Public Law 100-407, que compõe, com outras leis, o American with Disabilities Act (ADA). 

A tecnologia assistiva foi instituída como política pública no Brasil somente em 16 de novembro de 2006, pela portaria nº 142 do Comitê de Ajudas Técnicas (CAT), estabelecido pelo Decreto nº 5296, no âmbito da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República. 

Como funciona o MyEye?

O MyEye tem um sensor óptico avançado que captura imagens do entorno do usuário e comunica as informações de maneira audível, completamente off-line. Ele é destinado a pessoas com todos os níveis de perda de visão, assim como àquelas que apresentam fadiga ocular e dificuldades de leitura. 

O dispositivo da empresa israelense OrCam Technologies pode ser usado na armação de qualquer óculos e é ativado com um gesto intuitivo de apontar. As informações visuais são convertidas instantaneamente em áudio, para transmissão por meio de um pequeno alto-falante localizado acima do ouvido do usuário, ou por meio de um dispositivo bluetooth conectado.

A ferramenta de acessibilidade lê instantaneamente, em voz alta, textos impressos e digitais em qualquer superfície, identifica objetos ao redor do usuário, reconhece rostos, cédulas e cores em tempo real e detalha informações de produtos com código de barras. O dispositivo está disponível em 20 idiomas, incluindo o português, e é utilizado por pessoas de diferentes idades, em mais de 40 países.

Versões do MyEye

O dispositivo pesa 22,5 g, tem capacidade de gravação de 150 rostos e 200 produtos, apresenta bateria com duração média de 2h30, além de uma câmera com resolução de 13 MP. Atualmente, o MyEye está disponível em duas versões:

  • MyEye Basic: contém leitura de texto, indicação de tempo, reconhecimento de rostos e identificação de produtos, cédulas, códigos de barras e cores.
  • MyEye PRO: apresenta os recursos de leitura de texto, reconhecimento de rostos, indicação do tempo, identificação de produtos, cédulas, códigos de barras e cores, além das novas soluções de orientação e leitura inteligente, que permite acessar configurações atendendo a comandos de voz do usuário. 

Se você quer ficar por dentro de outras iniciativas de acessibilidade, siga a página do Guiaderodas no Instagram e acompanhe o nosso blog!


Carina Melazzi

Carina Melazzi
Jornalista e produtora de conteúdo. Gosta de contar histórias e é apaixonada por viagens, montanhas e mar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.