fbpx
Ilustração: 4 perfis para se inspirar

Ilustração: 4 perfis para se inspirar

Contar histórias por meio de ilustrações é uma arte poderosa que pode influenciar e instruir sobre diversos assuntos

O desenho vai muito além dos traços ao levar conhecimento e um significado, muitas vezes, único para cada leitor que aprecia a obra e ilustrações.

Além de ser uma maneira de se expressar, as ilustrações retratam pessoas excluídas de outros contextos, como por exemplo a falta de representatividade da pessoa com deficiência em produções audiovisuais e até mesmo em brinquedos, como bonecas.

Pensando nisso, selecionamos quatro perfis de ilustradoras brasileiras com deficiência que apresentam, cada uma à sua maneira, uma perspectiva com base em vivências, sentimentos e bagagem cultural.

Ilustradora Paloma Barbosa

Grupo de pessoas em pé

Descrição gerada automaticamente com confiança média
Captura de tela: Instagram @partes.art

Paloma Barbosa é uma ilustradora com deficiência física congênita que retrata o cotidiano realista de mulheres com deficiência na sociedade, na busca de trazer uma nova percepção sobre corpos, garantia de direitos e ocupação de espaços.

Ilustradora Ju Loyola

Foto em preto e branco de pessoa em corpo de desenho

Descrição gerada automaticamente
Captura de tela: Instagram @loyola_ju

A quadrinista e ilustradora Ju Loyola tem surdez profunda bilateral e produz narrativas silenciosas, por meio de histórias sem balões de fala. Seus trabalhos abordam temas para soltar a imaginação com muito romance, terror, amizade e inclusão.

Ilustradora Ing Lee

Uma imagem contendo Interface gráfica do usuário

Descrição gerada automaticamente
Captura de tela: Instagram @inglee

Captura de tela: Instagram @inglee

Ing Lee é uma artista plástica, quadrinista e pesquisadora, com deficiência auditiva moderada bilateral. Suas ilustrações trazem cores vivas e abordam temas sobre cultura do leste asiático, memória e identidade.

Ilustradora Fernanda Fernandez

Desenho de mulher com tatuagem no braço

Descrição gerada automaticamente
Captura de tela: Instagram @mftfernandez

Fernanda Fernandez é arquiteta e ilustradora, com deficiência física adquirida. Os traços de suas ilustrações são focados em retratos, que transbordam efeitos incríveis e nos levam para um universo de fantasia e realidade ao mesmo tempo.

Conhece mais ilustradoras com deficiência? Então não deixe de enviar as suas sugestões nas nossas redes sociais Instagram e Facebook!


Cintia Alves de Sousa

Cintia Alves de Sousa
Jornalista especialista em mídia e reportagem, que busca constantemente por novos desafios no segmento da Comunicação Acessível, para contribuir com ações que valorizem a diversidade e a inclusão na sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.