fbpx
Instituto Montanha para Todos traz o tema acessibilidade para o montanhismo

Instituto Montanha para Todos traz o tema acessibilidade para o montanhismo

Marido cria cadeira de rodas adaptada para mulher e possibilita trilha em montanhas brasileiras para ela e outras pessoas com deficiências motoras

O casal Guilherme Cordeiro e Juliana Tozzi sempre adorou montanhismo e escaladas. A paixão conjunta já dura mais de uma década, mas esteve ameaçada quando Juliana foi diagnosticada com Degeneração Cerebelar Paraneoplásica. A síndrome neurológica extremamente rara foi causada por conta do reaparecimento de um câncer e comprometeu a mobilidade de Juliana. 

Juliana não conseguia mais chegar aos topos das montanhas e Guilherme fez uma promessa: onde você quiser ir, eu vou te levar! Com isso em mente e com a ajuda de amigos, o marido engenheiro desenvolveu uma cadeira de rodas adaptada, que possibilitava a subida em montanhas. Foi assim que nasceu Julietti (apelido dado por Juliana para o equipamento), estreada com sucesso no parque Nacional de Itatiaia (PNI), em junho de 2016.

Montanha para todos

A felicidade de Juliana em voltar a praticar o montanhismo foi tão grande, que ela e o marido resolveram criar o Instituto Montanha para Todos. O objetivo principal é possibilitar e incentivar o acesso à natureza para pessoas com algum tipo de deficiência motora. Isso se dá por meio do desenvolvimento e compartilhamento gratuito de equipamentos adaptados, além da criação de uma rede de voluntários para armazenar e organizar o empréstimo das Juliettis.

A primeira cadeira foi doada também em 2016, após o casal dar uma palestra sobre o projeto em Blumenau e usar o valor arrecadado com o evento para a primeira Julietti disponibilizada ao público.

Onde encontrar Juliettis

Até agora, são 41 cadeiras espalhadas pelo Brasil.

No Rio de Janeiro, é possível usar a cadeira no Parque Nacional da Tijuca, Parque Nacional de Itatiaia, Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Petrópolis e Niterói.

Em São Paulo, as Juliettis estão disponíveis no Parque Estadual da Cantareira, Monteiro Lobato e na própria cidade de São Paulo.

A cadeira também está disponível em Quatro Barras, no Paraná, e em outras muitas localidades.

Segundo Juliana Tozzi, eles estão em fase de arrecadação para começarem a disponibilizar Juliettis fora do País também. A primeira deve ir para Portugal

Filmes

Uma das aventuras de Juliana e Guilherme com uma das cadeiras deu origem a um filme: Julietti, Uma Vida nas Montanhas foi realizado pela Agência Gente da Montanha e acompanha o casal na subida da montanha do Acotango, na Bolívia. 

O documentário foi premiado com o Troféu de Ouro (Gold Trophy) na categoria Solidariedade 9º Deauville Green Awards e também foi prata na categoria Documentary – Nature&Wildlife do New York Festivals TV & Film Awards 2020, além do prêmio de melhor filme no IX Festival de Filmes Outdoor Rocky Spirit, em São Paulo.

Além disso, Juliana e Guilherme têm um projeto aprovado pela SPCine para subir as 10 maiores montanhas do Brasil e transformar a trajetória em longa para cinema e programa de TV. Atualmente, a dupla está em busca de patrocínio.

Como colaborar

Se você quiser colaborar com o Instituto Montanha para Todos, no site há uma loja com produtos, além de dados bancários para doação. Quem quiser também, a página mostra como se oferecer para ser um voluntário do projeto, recebendo e administrando a agenda de uma das Juliettis ou colaborar no transporte de pessoas que queiram usar a cadeira de rodas adaptadas.

Gosta de Viajar? Veja hotéis com acessibilidade


vanessa fontes

Vanessa Fontes
Jornalista, roteirista e mãe. Possui experiência em cultura e economia de impacto. Sempre acreditou que calçar o sapato dos outros pode contribuir para a construção de um lugar melhor para se viver. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.