fbpx
Luva traduz gestos em palavras para auxiliar pessoas com deficiência

Luva traduz gestos em palavras para auxiliar pessoas com deficiência

A E-Glove é uma luva eletrônica, criada na Itália, com o objetivo de ajudar na comunicação de pessoas com deficiência

E-Glove

Na Itália, uma luva eletrônica promete auxiliar a comunicação de pessoas com deficiência. A E-Glove (Enhanced Gesture transLation for Improving Vocal Experiences), criada por pesquisadores do país, traduz simples gestos em palavras e permite a tradução da língua de sinais, no caso de pessoas surdas. A ideia é ajudar vítimas de AVC (Acidente Vascular Cerebral), que têm distúrbios do espectro autista, déficits neurológicos ou outras deficiências, como a auditiva.

Em tempo real, o dispositivo é capaz de traduzir determinados movimentos das mãos e dos dedos e convertê-los em palavras e frases. O objetivo da criação é que ela possa ser integrada e completar as atividades de reabilitação dos pacientes. 

Mas como a luva funciona? O dispositivo tem sensores inerciais – giroscópio, acelerômetro e magnetômetro – que coletam dados de alta frequência e, então, os processa e envia para um smartphone via Bluetooth, que reúne um banco de dados com os gestos de cada usuário. 

Para isso, um algoritmo possibilita entender se o gesto feito naquele momento está entre os gravados para, em seguida, convertê-lo em voz através de um sintetizador. Em outras palavras, o aparelho consegue entender se a pessoa quer falar algo e o que seria essa mensagem.

Fase de testes

A E-Glove foi colocada em prática nos laboratórios da Universidade de Camerino (Unicam), na Itália, após uma ideia da Limix, empresa de computadores que desenvolveu a luva. O desenvolvimento da iniciativa ocorreu com o cofinanciamento do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

No entanto, ela ainda é um protótipo experimental e entrou recentemente na fase de testes de campo com pacientes e a colaboração de jovens autistas. Nesse período, a equipe conta com o apoio de cientistas da computação, estatísticos, matemáticos, fisiatras, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e bioengenheiros.

Assista ao vídeo e entenda como a luva funciona: https://www.facebook.com/watch/?ref=external&v=2059053164122651


Heloisa Aun

Heloisa Aun

Jornalista e estudante de Letras na USP, trabalha desde o início da carreira com a temática dos direitos humanos e meio ambiente. Nos últimos anos, idealizou campanhas de combate ao assédio sexual e à violência doméstica. Também atua na área de educação em organizações e projetos sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.