fbpx
Maceió acessível: um roteiro completo para suas férias

Maceió acessível: um roteiro completo para suas férias

Sol, praia, céu azul, aquele drink refrescante cheio de gelo…

Mesmo que  esse cenário pareça um pouco distante num momento em que viagens não são recomendadas, que tal aproveitar esse tempo para planejar aquelas férias dos sonhos? 

Nossa sugestão da vez se destaca pelo clima ensolarado o ano todo e pelas opções incríveis de passeios acessíveis: Maceió, capital de Alagoas, é um verdadeiro paraíso em pleno território nacional! Confira nosso guia para desvendar a cidade:

Curiosidade: segundo o IBGE, Maceió é a capital nordestina com maior número de quartos adaptados para pessoas com dificuldade de mobilidade! 

Transporte acessível 

Definido o local ideal para ficar durante suas férias, é chegada a hora de saber como se locomover para aproveitar os passeios. Caso você faça a linha “viajante raiz”, utilizar o transporte público da cidade é uma opção bem bacana, principalmente se a hospedagem escolhida estiver na área mais turística da cidade: De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Maceió (Sinturb), dos 660 ônibus que compõem a frota da cidade, 618 possuem rampas de acesso e espaços adaptados para cadeiras de rodas.

Agora, se você estiver mais distante das praias, ou mesmo preferir utilizar serviços de transporte por aplicativo, existe a opção de carros com bagageiros maiores, que dão conta do recado! 

Uma terceira alternativa, que pode valer a pena caso você queira se aventurar por cidades vizinhas é o aluguel de um carro. Nesse caso, não esqueça de informar à locadora sobre a cadeira de rodas, para evitar a cilada de receber um modelo menor no momento de retirar o veículo. 

Passeios acessíveis

Agora que estamos propriamente instalados e sabemos como podemos perambular pela cidade, é chegada a melhor parte! As atrações e passeios! Confira nossa seleção:

Projeto Praia Acessível

Que tal um banho de mar? A secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer da Prefeitura de Maceió disponibiliza, gratuitamente e durante todo ano, as chamadas cadeiras anfíbias, adaptadas para pessoas com deficiência poderem entrar no mar e se deslocar na areia – SIM, essas cadeiras flutuam na água! Essa iniciativa é parte do projeto Praia Acessível, que também oferece atividades esportivas uma vez ao mês na praia de Pajuçara. É possível conferir a programação do projeto tanto pelo site da prefeitura de Maceió quanto pelo telefone (82) 3312-5800

Jangadas adaptadas

Você sabia que as primeiras jangadas adaptadas foram desenvolvidas em Maceió? Isso aconteceu para permitir aos turistas que utilizam cadeiras de rodas visitarem as famosas Piscinas Naturais do Mar de Pajuçara. Ao chegar à área das piscinas, é possível emendar uma sessão de mergulho adaptado – disponível apenas nos períodos de maré baixa. O serviço de aluguel das jangadas adaptadas é disponibilizado pela Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer de Maceió, basta entrar em contato por telefone para solicitar o agendamento.  Já o mergulho é oferecido por diversas companhias especializadas, sendo a mais famosa a Let ‘s Dive! O programa dura cerca de 4 horas, e pode ser agendado através do site da empresa .

Standup  paddle adaptado

Fazer stand up paddle se tornou bastante frequente de alguns anos pra cá – de Santos a Fernando de Noronha, basta estar na praia para ver as pessoas equilibradas remando nas pranchas! Entretanto, muita gente não sabe que existe uma versão acessível desse esporte! Nela, os paddles são adaptados para acoplar as cadeiras de rodas, trazendo estabilidade e segurança. Para reservar o seu, basta entrar em contato com a empresa Pá na Água em sua página do Facebook!

Parque Municipal

Nem só de praias é formado o turismo de Maceió: além do Praia Acessível, a cidade possui o Parque Acessível, que oferece atividades de educação física e ambiental para pessoas com deficiência no Parque Municipal de Maceió. O parque fica aberto de terça-feira a domingo, das 8h às 17h, e as informações sobre o calendário do Parque Acessível podem ser obtidas pelo telefone (82) 98801.3651.

Hotéis com Acessibilidade em Maceió

As férias perfeitas começam com a hospedagem perfeita! Clique Aqui e veja a página exclusiva com várias opções de hotéis para você escolher o melhor para você. Impossível não amar!

Jatiúca Hotel & Resort
Ritz Lagoa da Anta
Soft Inn Maceió Ponta Verde
Ritz Suites Hotel
Hotel Ponta Verde Maceió

Para mais opções de turismo acessível em Maceió e em diversos outros pontos turísticos pelo mundo, baixe o nosso aplicativo!


Renata Schmidt

Renata Schmidt 
Relações Públicas e jornalista. Acredita que todo mundo tem uma história que vale a pena ser contada.

Comentários (2)

  1. 22/12/2020 no 12:51 pm

    […] clique aqui […]

  2. Avatar
    Mariza Santos
    02/01/2021 no 21:45 pm

    Obrigada pelo conteúdo. Estou criando um canal e precisava
    dessas dicas. Agora sei o que fazer. Bjos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.