‘Os games são tudo o que eu sou’, diz Machadinho

‘Os games são tudo o que eu sou’, diz Machadinho

Aos 21 anos, Machadinho já fez história no mundo dos eSports conquistou muitos fãs com suas vitórias e história de vida

Aos 21 anos de idade, Gabriel Machado Cabral, conhecido como Machadinho, já fez história no mundo dos eSports. Os games entraram em sua vida como passatempo até que tudo ficou mais profissional e, hoje, ele reúne milhares de seguidores nas redes sociais e também em campeonatos. O rapaz nasceu com amiotrofia espinhal, uma doença degenerativa que afeta principalmente braços, pernas e coluna, e foi submetido a diversas cirurgias nos 10 primeiros anos de sua vida.

Créditos: Reprodução/Instagram

Machadinho, que recebeu esse apelido em homenagem a seu sobrenome, começou a praticar depois de conseguir seu primeiro computador, o qual ele adquiriu a partir de seu esforço. O dinheiro para realizar esse sonho veio da bocha adaptada. Em 2014, o jogador participou da seletiva nível escolar do Estado de São Paulo, ficou em 1º lugar e foi classificado para as Paraolimpíadas Escolares, onde conquistou a 3ª posição em nível nacional e ganhou uma bolsa atleta, benefício dado pelo governo federal a quem conquista uma grande competição e se torna atleta paralímpico.

Em entrevista à AACD, organização que o atendeu na época de seu diagnóstico, ele contou mais sobre o que ser gamer significa em sua vida. “Para mim, para ser gamer basta se conectar, seja para competir ou jogar casualmente, fazer amizades, contar e desbravar histórias, criar marcos, quebrar recordes! Você não precisa ser bom para ser considerado gamer, basta apenas jogar, jogar com amor”, refletiu.

Games: válvula de escape

Nascido em Mogi das Cruzes, Machadinho sempre recebeu apoio de sua família em qualquer escolha que fizesse. Sua relação com o mundo do game veio desde muito cedo. Quando era pequeno, sua condição física o impedia de sair na rua frequentemente, por isso, os jogos se tornaram uma válvula de escape. Desde então, cada vez mais virou algo recorrente no seu dia a dia. “Eu tenho um irmão mais velho, que sempre levava os amigos para brincar em casa, e eu ficava do lado vendo eles jogarem”, lembra em entrevista ao Blog Ideia Boa, do Guiaderodas.

Foi nesse momento, a partir de 2013, que surgiu o sonho de atuar com YouTube, ou seja, ser youtuber. “Nunca imaginei o alcance que tenho hoje”, pontua. Para o jovem, os games são tudo o que ele é enquanto ser humano. Mais do que isso, eles representam a sua vida. 

Segundo o rapaz, um marco de sua carreira foi quando fez uma vaquinha para comprar uma cadeira nova, em 2019. A meta era bater R$ 21 mil e ele conseguiu arrecadar todo esse valor em apenas 16 dias, recebendo ajuda de muitas pessoas, como Gabriel Toledo, o FalleN, um dos pro players mais influentes no Brasil. O maior sonho de Machadinho atualmente é que as pessoas com deficiência estejam no cenário do esporte eletrônico. Para isso, ele planeja fazer campeonatos voltados para esse público.

Quer saber mais sobre a história do gamer Machadinho e acompanhar seu futuro nessa área? Confira seu perfil no Instagram e canal no Twitch.

Acessibilidade e inclusão no mundo dos eSports 

https://www.instagram.com/machadinho_br/

https://www.twitch.tv/machadinhobr

No Brasil, o número de espectadores dos eSports chegou a 24 milhões no ano passado. Apesar disso, a falta de acessibilidade e inclusão até hoje marca esse universo. Dados da AbleGamers, organização dedicada a melhorar a acessibilidade dos games, mostram que, em 2020, só nos Estados Unidos, 20% do total de jogadores apresentavam alguma deficiência. Para se aprofundar nesse assunto, clique aqui!


Heloisa Aun

Heloisa Aun

Jornalista e estudante de Letras na USP, trabalha desde o início da carreira com a temática dos direitos humanos e meio ambiente. Nos últimos anos, idealizou campanhas de combate ao assédio sexual e à violência doméstica. Também atua na área de educação em organizações e projetos sociais.

Um Comentário

  1. Maria de Fátima
    23/08/2021 no 10:23 am

    Trabalho maravilhoso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.