fbpx
Maranhão lança programa ‘Centro Acessível’

Maranhão lança programa ‘Centro Acessível’

Iniciativa da Prefeitura de São Luís garante a todos o direito de locomoção com autonomia em um dos principais pontos turísticos da cidade

Em breve, pessoas com deficiência e mobilidade reduzida vão poder se locomover com autonomia pelas ruas do Centro Histórico da cidade de São Luís, no Maranhão. Lançado em abril deste ano, o programa “Centro Acessível” tem como objetivo principal adaptar um dos pontos turísticos mais importantes da cidade às normas universais de acessibilidade. 

A previsão é de que, até setembro de 2021, o perímetro que compreende a Travessa Boa Ventura, a Rua da Estrela e a Rua Portugal, no bairro de Praia Grande, ofereça estruturas inclusivas para todos e contribua com a reurbanização do local. Dessa forma, os desníveis, as calçadas com largura estreita e as ruas íngremes e sinuosas, características do Centro Histórico, vão deixar de ser um obstáculo para o turismo maranhense.

A iniciativa da Prefeitura, orçada em mais de R$ 1,3 milhão, conta com a participação da Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe) e com a Secretaria Municipal Extraordinária da Pessoa com Deficiência (Semeped), que durante a fase de estudo da obra, levou em consideração sugestões de várias pessoas com deficiência para a consolidação do projeto.

Programa “Centro Acessível”

De acordo com a Prefeitura de São Luís, o programa inclui a execução dos seguintes serviços:

  • Implantação de rotas acessíveis com a construção de rampas;
  • Travessias elevadas para pedestres;
  • Alargamento de passeios;
  • Implantação de mobiliário urbano (bancos, lixeiras, bicicletários);
  • Reforma/construção de banheiros públicos acessíveis;
  • Sinalização vertical e horizontal;
  • Melhoria da iluminação pública;
  • Paisagismo;
  • Retirada de obstáculos.

Pelo fato de ser realizado em uma área de tombamento, reconhecida em 1997 pela Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) como Patrimônio Cultural Mundial, o projeto também busca conciliar o atendimento das necessidades de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida com a preservação do patrimônio arquitetônico e urbano do lugar.

Nesta primeira fase do programa “Centro Acessível”, a Prefeitura está priorizando a realização de alguns serviços, como a construção de passagens elevadas para pedestres, a mudança no piso das calçadas e a implantação de piso tátil nas Ruas da Estrela e Portugal e Ladeira do Comércio, que fica atrás do Centro de Criatividade Odylo Costa Filho. Além disso, as calçadas estão passando por um processo de alargamento e, na Travessa Boa Ventura, o asfalto existente está sendo substituído por pavimentação nivelada.

Centro Histórico de São Luís

Tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em 1974, o Centro Histórico é um dos cartões-postais mais conhecidos da capital maranhense. A área conta com cerca de 4 mil casarões dos séculos XVIII e XIX, revestidos com azulejos coloniais, que eram utilizados pelos portugueses para refletirem a luz do sol, amenizando o calor característico da região. 

Entre os principais atrativos estão o Palácio dos Leões, a Casa do Maranhão, a Matriz da Sé, a Casa das Tulhas, o Convento das Mercês, o Teatro Arthur Azevedo, o Museu Histórico e Artístico do Maranhão e a Casa do Nhozinho, que preservam a tradição cultural e a arquitetura histórica local.Para saber mais sobre iniciativas de acessibilidade em outras regiões do país, siga o perfil do Guiaderodas no Instagram!


Carina Melazzi

Carina Melazzi
Jornalista e produtora de conteúdo. Gosta de contar histórias e é apaixonada por viagens, montanhas e mar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.