fbpx
MS terá Centro Paralímpico para desenvolver base e alto rendimento

MS terá Centro Paralímpico para desenvolver base e alto rendimento

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Desporto e Lazer (Fundesporte), anunciou a implantação de um Centro de Referência Paralímpico em Campo Grande, em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Desporto e Lazer (Fundesporte), anunciou a implantação de um Centro de Referência Paralímpico em Campo Grande, em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

A iniciativa tem como objetivo fomentar a prática de modalidades paradesportivas, da base ao de alto rendimento, atendendo a atletas da capital e do interior. O acordo de cooperação tem vigência até dezembro de 2024 e as atividades devem iniciar ainda este ano, dependendo do cenário da pandemia de Covid-19.

Para o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda, a instauração do Centro de Referência Paralímpico será um marco para o paradesporto sul-mato-grossense na inclusão de atletas e descoberta de talentos. 

“O esporte paralímpico é um dos nossos principais focos e terá um impulso técnico com esse suporte do CPB. Mato Grosso do Sul já é uma das referências a nível nacional e, agora, vamos passar a captar e potencializar ainda mais atletas com trabalho de categorias de base qualificadas até o alto rendimento”.

O Centro Paralímpico terá dois pólos: um será instalado no Centro Esportivo Mamed Assem José (também conhecido como Poliesportivo da Vila Almeida) e trabalhará, inicialmente, com o parabadminton e goalball. Já o segundo ficará na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), onde já é desenvolvido o projeto de extensão “Incluir pelo Esporte” pela Coordenadoria de Cultura e Esporte (CCE/Proece), com cooperação da Fundesporte. 

Na UFMS já são desenvolvidas as modalidades bocha adaptada, atletismo e natação. Todas têm supervisão de professores e acadêmicos do curso de Educação Física, que agora terão orientação técnica, mais equipamentos e materiais com a instauração do Centro.

O diretor-executivo da Fundesporte, Silvio Lobo Filho, explica também que, posteriormente, novas modalidades serão incluídas nos polos. E a ideia também é levar uma unidade ao interior do estado. “Queremos reforçar o trabalho que já vem sendo feito e implementar novas modalidades aos polos do Centro, com novos alunos. Vamos trazer pelo CPB técnicos avançados para trabalhar com uma gama de esportes paralímpicos e formar também novos profissionais que queiram se especializar neste segmento”.

Assim, Campo Grande será uma das 11 cidades brasileiras que terão um Centro de Referência Paralímpico. Segundo o CPB, atualmente, existem centros em São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Uberlândia (MG), Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES), Aracaju (SE), Boa Vista (RR), Blumenau (SC), Maringá (PR) e Brasília (DF).

O CPB, por sua vez, vai implantar sua metodologia de trabalho e orientar o coordenador técnico quanto ao planejamento estratégico das modalidades. Além disso, a entidade vai acompanhar o desempenho do Centro por meio de visitas e relatórios mensais, traçando estratégias para o melhor desenvolvimento das atividades; capacitar profissionais e acadêmicos por meio de cursos multidisciplinares à distância e presenciais, e disponibilizar equipamentos para o fomento dos treinos.

Por fim, no Centro Paralímpico, serão também catalogadas informações e dados de relevância para o avanço de pesquisas científicas nas áreas de Educação Física, Nutrição, Fisioterapia, Medicina e Psicologia. A produção científica será feita pela UFMS.


Fernanda Zalcman
Jornalista, curiosa por natureza e apaixonada por fazer a diferença. Encontrou no esporte um propósito: inspirar e dar voz à histórias e pessoas que por vezes estão escondidas. Porque todos importam e merecem espaço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir mensagem
);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.