fbpx
O que é CODA?

O que é CODA?

O termo possui uma grande importância para a comunidade surda, saiba qual é!

O termo CODA tem se popularizado nos últimos anos e ganhou ainda mais força após a cerimônia do Oscar 2022, quando o longa que leva esse nome, protagonizado por uma família com pessoas surdas, conquistou o prêmio de melhor filme. Muito mais do que o título de uma obra cinematográfica, CODA tem um grande significado para a comunidade surda. Neste post contamos o que é CODA e outras curiosidades. Confira.

Afinal, o que é CODA?

Quando subiu ao palco para receber o Oscar 2022 de melhor ator coadjuvante, Troy Kotsur dedicou o prêmio à comunidade CODA em um emocionante discurso em ASL, a língua de sinais norte-americana. Mas o que é CODA? Trata-se da sigla em inglês para “child of deaf adults”, que refere-se a filhos ouvintes de pais surdos.

coda

No filme, a história é justamente essa. Adaptada do longa francês “A família Bélier” (2014), a trama traz a história de uma família composta por pais surdos e um casal de filhos. Destes, o rapaz é surdo e a garota não. E ela tem o sonho de ser cantora – daí o nome em português do filme, “No ritmo do coração”.

Ou seja, a protagonista Ruby Rossi, interpretada por Emilia Jones, é CODA. E assim como na trama, na vida real essas pessoas são bilíngues desde a infância, pois aprendem além do idioma nativo a língua de sinais do seu país, para se comunicar com os seus pais. E é para se referir a elas, que transitam entre essas duas línguas e culturas, que o termo CODA foi criado.

Outros significados

O acrônimo surgiu nos anos 1980 nos Estados Unidos. Antes, a sigla utilizada para se referir a filhos ouvintes de pais surdos era HCDPs (hearing children with deaf parents). Na época foi fundada uma organização internacional chamada CODA para promover a experiência dessas pessoas, e daí o termo pegou.

Ele pode ser escrito em letras minúsculas (coda) inclusive, já que se trata de um adjetivo. Hoje, além dos Estados Unidos, o termo é empregado em diversos países, como Brasil e Portugal. 

Coda também quer dizer a seção com que se termina uma música. Nesse caso, a palavra é emprestada do italiano, cuja tradução é cauda. No filme premiado no Oscar, esse sentido confere mais força ao título, já que a obra narra a história de uma cantora.

Mais siglas

Seguindo a mesma lógica de CODA, existem os termos “soda” (irmão de surdos), “koda” (usada para crianças pequenas filhas de surdos) e “goda” (neto de surdos). 

E agora que você sabe o que é CODA, aproveite para navegar em outros conteúdos do Ideia Boa sobre acessibilidade clicando aqui
Fontes: Cultura Surda, Libraria – Site dos surdos


Luciana Faria

Luciana Faria
Escolheu o jornalismo para fazer da paixão por contar histórias sua profissão. Há mais de uma década no mercado editorial e poeta desde a infância, acredita que a palavra também pode transformar as pessoas e mudar o mundo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Abrir mensagem
);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.