Parque em Brasília é o primeiro do país com estrutura 100% inclusiva

Parque em Brasília é o primeiro do país com estrutura 100% inclusiva

As obras de adaptação devem ser concluídas até o final de 2021 e vão beneficiar 220 mil pessoas com deficiência e mobilidade reduzida

O acesso ao lazer no Parque Ecológico do Lago Norte, localizado em Brasília, agora faz parte da realidade de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida que moram na cidade. Recentemente, a unidade de conservação tornou-se a primeira do país a oferecer uma estrutura totalmente inclusiva. 

As obras no local incluem a adaptação de banheiros, a construção de rampas e deck flutuante, a instalação de pisos táteis e de sinalização em braile e a ampliação de espaços. O objetivo é que o modelo de acessibilidade do projeto, que recebeu cerca de R$ 3 milhões em investimentos provenientes de emendas parlamentares, seja expandido para outras unidades de conservação do país. 

A iniciativa insere o Distrito Federal no eixo do turismo acessível nacional e é resultado de uma parceria entre o Instituto Brasília Ambiental, a Unidade Nacional de Acessibilidade (UNA) e a Associação de Paracanoagem de Brasília, com o apoio da Secretaria de Turismo, da Secretaria de Esporte e Lazer e da Embratur. 

Lazer inclusivo

A primeira etapa das obras de acessibilidade do parque, que fica às margens do Lago Paranoá, um dos mais importantes pontos turísticos de Brasília, foi entregue em maio. A previsão é de que as adaptações sejam concluídas até o final de 2021 e beneficiem 220 mil pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Com o objetivo de promover a reabilitação e a inclusão social de pessoas com ou sem deficiência, a unidade ecológica também vai oferecer paracanoagem, stand up paddle, tênis de mesa, meditação, tiro com arco, yoga, terapia em grupo e plantio de horta comunitária acessível. As atividades são gratuitas e podem ser previamente agendadas pelo site da Unidade Nacional de Acessibilidade (UNA).

Para facilitar ainda mais o acesso ao lazer e ao esporte, o projeto “Mãos na Roda” vai disponibilizar 50 vans acessíveis, que vão contribuir com o deslocamento dos visitantes até o parque. 

O Parque Ecológico do Lago Norte

Foto: Divulgação/Brasília Ambiental

A unidade de conservação está localizada perto da ponte do Bragueto e é uma área com grande relevância ambiental, uma vez que abriga diversas nascentes e contribui para a proteção das margens e da Zona de Preservação da Vida Silvestre (ZPVS).

No início de 2021, o parque recebeu o plantio de 500 mudas do Cerrado, incluindo araçá-do-campo, angico, urucum, ipê, entre outras espécies. A ação de reflorestamento foi resultado de uma parceria entre o Comitê de Voluntariado Ambiental da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), o Brasília Ambiental, a Novacap e as administrações do Lago Norte e do Varjão.

Além disso, a unidade ecológica é um importante espaço de lazer no Distrito Federal e conta com parquinho, ciclovia, Ponto de Encontro Comunitário (PEC) e mesas cobertas para reuniões de grupos. O local fica aberto todos os dias, das 6h às 18h, e costuma ser utilizado, principalmente, pelos moradores para a prática de skate, caminhada e esportes náuticos. 
Para ficar por dentro de outras iniciativas de acessibilidade no Brasil, siga a página do Guiaderodas no Instagram e em nosso Blog!


Carina Melazzi

Carina Melazzi
Jornalista e produtora de conteúdo. Gosta de contar histórias e é apaixonada por viagens, montanhas e mar.

Comentários (3)

  1. 21/06/2022 no 18:56 pm

    […] Parque em Brasília é o primeiro do país com estrutura 100% inclusiva […]

  2. 05/08/2022 no 08:55 am

    […] Parque em Brasília é o primeiro do país com estrutura 100% inclusiva […]

  3. 05/08/2022 no 08:56 am

    […] Parque em Brasília é o primeiro do país com estrutura 100% inclusiva […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.