Portal do Livro Acessível auxilia leitores com deficiência visual

Portal do Livro Acessível auxilia leitores com deficiência visual

A iniciativa do Sindicato Nacional dos Editores de Livros facilita a busca por obras em formatos acessíveis e o contato com as editoras responsáveis pelas publicações

Os livros são ferramentas essenciais para o desenvolvimento intelectual e cultural das pessoas, porém uma parcela significativa da população ainda não consegue usufruir de seus benefícios, seja por questões financeiras ou de acessibilidade. Para mudar esse cenário, o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) desenvolveu o Portal do Livro Acessível, uma plataforma que auxilia os leitores com deficiência visual na busca por obras literárias em formatos acessíveis.

A iniciativa é pioneira no Brasil e resulta de um acordo entre o SNEL e o Ministério Público Federal (MPF), a partir de um Termo de Ajustamento de Condutas (TAC) da Lei Brasileira de Inclusão (LBI), que determina a disponibilização de obras acessíveis a leitores com deficiência visual. Até o momento, o TAC conta com a adesão de mais de 70 editoras nacionais

O portal foi desenvolvido em linguagem acessível com o apoio da Iguale, empresa especializada em acessibilidade comunicacional, e da Fundação Dorina Nowill, referência em inclusão social de pessoas com deficiência visual. Na plataforma on-line, são disponibilizados apenas livros que fazem parte do catálogo das editoras, ou seja, títulos esgotados ou cujos direitos de publicação estejam vencidos não são válidos.

Como funciona o Portal do Livro Acessível?

O portal atua como um canal intermediador e facilitador do contato entre editoras e leitores  interessados em comprar obras literárias em formato acessível. Isso faz com que a plataforma seja uma importante ferramenta de democratização do acesso à informação, ao conhecimento e à cultura para pessoas com deficiência visual. 

De acordo com os critérios do TAC, são considerados acessíveis os formatos de arquivos digitais que possam ser reconhecidos e acessados por softwares leitores de telas ou por outras tecnologias assistivas. Eles oferecem diversos recursos e possibilitam a leitura de voz sintetizada, a ampliação de caracteres e de diferentes contrastes e a impressão em braile. 

O processo para comprar um livro em formato acessível no portal é rápido e simples. Basta seguir estes passos:

  1. Realize um cadastro na plataforma, informando seu nome completo, e-mail, CPF e telefone, e crie uma senha.
  2. Faça o login na sua conta e solicite quantos títulos desejar. Se o livro já estiver disponível em formato acessível, o portal vai informar as principais lojas virtuais que comercializam a obra. 
  3. Acesse uma das plataformas indicadas e efetue sua compra. Em seguida, será gerado um código de pedido, e você poderá acompanhar o andamento da compra no próprio portal.

Caso a obra não esteja disponível nas lojas virtuais, a editora responsável pela publicação receberá um aviso com o pedido. Ela terá um prazo, que pode variar de cinco dias úteis até 60 dias corridos, para providenciar o título em formato acessível. Os livros solicitados por intermédio da plataforma são produzidos sob demanda e têm valor comercial. 


Para ficar por dentro de outras iniciativas de acessibilidade no Brasil e no mundo, siga a página do Guiaderodas no Instagram!


Carina Melazzi

Carina Melazzi
Jornalista e produtora de conteúdo. Gosta de contar histórias e é apaixonada por viagens, montanhas e mar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.