fbpx
Prêmio Alexa de Acessibilidade premia desenvolvedores com foco em acessibilidade

Prêmio Alexa de Acessibilidade premia desenvolvedores com foco em acessibilidade

Amazon mostra como a tecnologia pode melhorar a vida de pessoas com deficiência

No último mês de fevereiro, a Amazon anunciou os vencedores do Prêmio Alexa de Acessibilidade, que recompensa desenvolvedores responsáveis por criar skills (ou recursos) com foco em ajudar pessoas com deficiência para serviço de voz baseado em nuvem da empresa. A  iniciativa é feita em parceria com a AACD (Associação de Apoio à Criança com Deficiência), Fundação Dorina Nowill para Cegos e Instituto Jô Clemente, focado na saúde e inclusão de pessoas com deficiência mental.

Foram quase 100 inscritos e os três ganhadores ainda passaram por uma segunda fase, em que 10 skills foram selecionadas e submetidas aos jurados. Os critérios foram usabilidade, qualidade do desenvolvimento, design, experiência do usuário e impacto na vida de pessoas com deficiência.

Vencedores

Memória Sonora

O jogo é suportado somente por recursos sonoros e se mostra também como uma promissora ferramenta de reabilitação cognitiva. O objetivo é auxiliar no tratamento de doenças degenerativas ou demência. Como ele não usa cartas, somente voz, pode também servir como jogo para cegos ou pessoas com baixa visão. A responsável pelo Memória Sonora é Adriana Rita.

Acesse a Skill Memória Sonora aqui.

Onde Guardo Isso

Onde Guardo Isso

Esse recursos ajuda pessoas com deficiência intelectual e visual a lembrar onde guardou ou deve guardar seus objetos. O recurso também pode ser usado para ensinar crianças sobre o lugar de cada coisa ou informar a profissionais que ajudem na arrumação da casa onde colocar os objetos. O desenvolvedor foi Marcos Medeiros. 

Acesse a Skill Onde Guardo Isso aqui.

Localizador de Ônibus SP Acessível

Localizador de ônibus São Paulo acessível

A ideia desse skill é informar ao usuário sobre chegadas de ônibus, localização de pontos, além de informar se o transporte é acessível e fornecer auxílio com a rota. Felipe Borges é o desenvolvedor do recurso que, por enquanto, está disponível somente na cidade de São Paulo.

Acesse a Skill Localizador de Ônibus SP Acessível aqui.

Disponíveis para ativação

Os três ganhadores do Prêmio Alexa de Acessibilidade podem ser ativados nos produtos da Amazon que possuem a Alexa. Além deles, os outros 7 finalistas também estão disponíveis. Para saber mais detalhes e conhecer todos, basta acessar o site da premiação

Tecnologia a favor da acessibilidade

A Alexa é a tecnologia de voz da Amazon disponível para seus produtos focados em Casas Inteligentes, assunto que inclusive já abordamos no Guiaderodas nesse post. Mais do que gerar praticidade, esses produtos têm contribuído também para a inserção de pessoas com deficiência, ajudando na sua independência e qualidade de vida.


vanessa fontes

Vanessa Fontes
Jornalista, roteirista e mãe. Possui experiência em cultura e economia de impacto. Sempre acreditou que calçar o sapato dos outros pode contribuir para a construção de um lugar melhor para se viver. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.