Projeto de culinária inclusiva capacita jovens com deficiência

Projeto de culinária inclusiva capacita jovens com deficiência

Conheça o Inclua Café, serviço de buffet totalmente oferecido por pessoas com deficiência, do preparo dos pratos ao atendimento

Café quentinho, quitutes feitos na hora e um atendimento VIP. Quem não gosta de passar uma tarde sob esses mimos depois de uma longa reunião de trabalho? E o sonho pode ser possível, basta entrar em contato com a equipe do Inclua Café. Com uma equipe de atendimento 100% composta por pessoas com deficiência, o projeto de culinária inclusiva oferece um serviço de buffet que “permite inserir sabores, saberes e sensibilidades nos momentos de coletividade”, como eles mesmos se descrevem. 
No caprichado cardápio estão opções como bolos, bolachas, patês e pães – tudo caseiro! Além, é claro, de cafés, chás e cappuccinos. Eles atendem eventos em empresas, condomínios e também em casas, levando toda a estrutura necessária para fazer o prazeroso coffee break acontecer. Já durante a pandemia, a aposta foi na venda de cestas via drive thru, para não deixar a clientela órfã!

A favor da inclusão

A iniciativa nasceu em 2018 e é um dos projetos da Maravilha Máxxima, ONG de Campinas (SP) que promove ações a favor da inclusão. Além de voluntários, os nomes por trás da entidade são Maurício e Rafael Carvalho, pai e filho, que coordenam todos os trabalhos e ainda rodam o Brasil com suas palestras.

O projeto também é encabeçado pela terapeuta ocupacional Raquel Ortega, da Clínica Inclusione, de Campinas. É a profissional, ainda, que oferece capacitação para os colaboradores do Inclua Café, junto com a Cafeteria Rainha do Grão. Aprendizado comportamental, produção das receitas e serviço de atendimento ao público fazem parte da orientação. 

“Eu gosto de culinária. Fiz vários cursos de gastronomia com o professor e chef Davi Furigo de Melo”, conta Rafael Carvalho. Ele é um dos colaboradores do Inclua Café e de outros projetos de culinária inclusiva promovidos pela Maravilha Máxxima, como Feijoadown, Sertanejown e Cucina Felice. “Também aprendi vendo minha mãe, minhas avós, os chefs dos projetos e a Raquel Ortega”, completa.

O poder da culinária inclusiva

Oferecer aprendizado e oportunidade para as pessoas com deficiência são as principais metas do Inclua Café. E, com isso, participantes e famílias ainda conquistam outros benefícios. “A elevação da autoestima é uma das características mais evidentes neles, e isso também é relatado por suas famílias”, conta Maurício Carvalho. “Eles readquirem autoconfiança e alegria por tornarem-se aptos enquanto trabalhadores autônomos. Só precisam de oportunidade por parte da sociedade.”

O coordenador da Maravilha Máxxima completa que a aceitação e a procura pelos serviços oferecidos pelo Inclua Café vêm crescendo, o que reforça a importância do projeto. “Diferente é o mundo que queremos. As pessoas com deficiência nos ensinam que a vida deve ser num ritmo mais cooperativo e menos competitivo. Respeitando o tempo de cada um, de acordo com sua singularidade”, conclui.

Onde encontrar o Inclua Café

Você pode encontrar a equipe do Inclua Café no Facebook, no Instagram ou aqui. Siga lá e não perca as novidades do projeto que faz da culinária inclusiva um meio de se chegar a um mundo melhor – para todos!

Para ficar por dentro de outras iniciativas de acessibilidade no Brasil, siga a página do Guiaderodas no Instagram e em nosso Blog!!


Luciana Faria

Luciana Faria
Escolheu o jornalismo para fazer da paixão por contar histórias sua profissão. Há mais de uma década no mercado editorial e poeta desde a infância, acredita que a palavra também pode transformar as pessoas e mudar o mundo!

Um Comentário

  1. Maurício Carvalho
    24/09/2021 no 11:36 am

    Nossos agradecimentos a querida amiga jornalista Luciana Faria e a toda galera do Guia de Rodas!
    Vcs mudam olhares, fazem e deixam o mundo melhor!
    Diferente é o mundo que queremos!
    Saudações Inclusivas!!!
    #guiaderodas #incluacafé #maravilhamaxxima #inclusione #oportunidade #equidade #autonomia #inclusãoprofissional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.