fbpx
Confira o raio-X da delegação brasileira que está nos Jogos Paralímpicos de Tóquio

Confira o raio-X da delegação brasileira que está nos Jogos Paralímpicos de Tóquio

Conheça o perfil da delegação brasileira que está representando o país

Ao todo, serão 229 atletas que estão presentes nos Jogos Paralímpicos de Tokio, sem contar atletas-guia, calheiros, goleiros e timoneiros. E para conhecer mais sobre esse time de craques, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) fez um levantamento com dados importantes como as porcentagens por gênero, idade, região do país e muito mais. 

Gênero

Começando pelo gênero, irão a Tóquio 136 homens e 93 mulheres, o que significa uma representatividade de 40,6% feminina. A meta para os próximos anos é ocupar todas as vagas femininas disponíveis na delegação brasileira para a disputa dos Jogos. Para Tóquio, no entanto, isso não foi possível, porque o basquete feminino não se classificou.

Idade

Em relação à faixa etária, 39 participantes que irão competir nestes Jogos Paralímpicos de Tokio terão menos de 23 anos, cerca de 17% do total da equipe nacional. Entre eles, está o nadador mineiro João Pedro Brutos, que será o atleta mais novo a compor a delegação brasileira, com apenas 17 anos. 

Já a lançadora de disco Beth Gomes, da classe F52, será a atleta mais experiente a disputar os Jogos Paralímpicos de Tokio pelo Brasil. Recordista mundial na última seletiva de atletismo, ela terá 56 anos quando competir na capital japonesa.

Tabela com comparação de atletas e suas modalidades comparando idade dos mais jovens e dos mais experientes.

Estreantes e Veteranos

Oitenta e seis atletas convocados serão estreantes em Jogos Paralímpicos. Assim, 47 homens e 39 mulheres vão disputar uma edição de Paralimpíada pela primeira vez na carreira.

Por outro lado, a equipe brasileira contará com a presença de 69 atletas que já conquistaram ao menos uma medalha em Jogos Paralímpicos, sendo 40 homens e 29 mulheres.

O atletismo, com 20 atletas, é a modalidade com a maior quantidade de medalhistas paralímpicos. Vôlei sentado e natação, com nove atletas cada, também se destacaram com a grande presença de convocados que já subiram ao pódio em Jogos anteriores.

Classes baixas

Entre os 229 atletas convocados para os Jogos Paralímpicos de Tóquio, 63 são de classes baixas, ou seja, com deficiências mais severas. Isso representa 27,5% do total de delegação brasileira.

Inclusive, a valorização e o estímulo à participação de atletas com deficiências severas em eventos esportivos e na composição da delegação brasileira nos Jogos Parapan-Americanos de 2023 fazem parte do planejamento estratégico do ciclo 2017-2024 do CPB.

Vale destacar também que a ampla maioria dos convocados são pessoas com deficiências físicas, representando 72,9% do total. Já atletas com deficiências visuais compõem 23,2% da delegação, enquanto apenas 3,9% têm deficiências intelectuais.

Regiões do Brasil

Imagem do mapa do brasil com a porcentagem de atletas naturais de cada regiaão.
(Divulgação/CPB)

Por fim, em relação ao local de nascimento dos atletas convocados, São Paulo terá a maior representação entre os Estados. Cerca de 26% da delegação brasileira paralímpica é paulista – são 60 atletas no total.

Rio de Janeiro, com 24 atletas, Paraná, com 21, Minas Gerais, com 20, Goiás, com 12, e Santa Catarina, com 11, também foram regiões com grande quantidade de atletas convocados para as disputas no Japão. 

Os Jogos Paralímpicos de Tokio 2020 começaram no dia 24 de julho e vão até o dia 5 de setembro.

Para saber mais curiosidades e notícias sobre as Paralimpíadas, fique atendo ao nosso blog.


Fernanda Zalcman
Jornalista, curiosa por natureza e apaixonada por fazer a diferença. Encontrou no esporte um propósito: inspirar e dar voz à histórias e pessoas que por vezes estão escondidas. Porque todos importam e merecem espaço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.