fbpx
Spotify com Acessibilidade

Spotify com Acessibilidade

Saiba tudo sobre os novos recursos de acessibilidade oferecidos pela maior plataforma de streaming de músicas e podcasts

Pensando na experiência inclusiva do usuário, o Spotify divulgou dia 18 de maio que a partir das próximas semanas estarão disponíveis 3 recursos de acessibilidade para a versão do aplicativo móvel com iOS e Android. 

Em 2019 a empresa realizou um evento para comemorar o Dia da Conscientização sobre Acessibilidade Global, e desde então reuniu seu time e pessoas com deficiência para reavaliar a estrutura da plataforma.

Neste mês, a Equipe Spotify Encore publicou quais foram as modificações de cores na interface.

A cor oficial do Spotify é verde, mas em questão de acessibilidade o tom do verde não funcionava com o contraste. Por isso, foram necessários diversos testes para chegar ao verde mais escuro e ao fundo cinza escuro, que facilita o contraste e a acessibilidade para leitura de textos brancos ou ícones na parte superior, por exemplo. 

spotify cores

As atualizações foram desenvolvidas com foco nas pessoas com deficiência visual e baixa visão, mas as alterações podem ser favoráveis para todos os usuários – uma vez que o contraste baixo em locais com baixa iluminação ou reflexos, prejudicam a visão de qualquer pessoa.

Confira a seguir os 3 recursos que serão disponibilizados.

spotify acessível

1 – Botões mais legíveis

Os botões receberam novos formatos de textos, tamanhos e cores. 

A plataforma apresentava os botões com letras maiúsculas, o que dificultava a leitura quando o usuário aumentava o tamanho da fonte ou alterava para outro idioma. Com a padronização de letras minúsculas, somente a primeira maiúscula, os usuários conseguirão acessar com mais legibilidade o texto.

2- Textos com tamanhos ajustáveis 

Para melhorar a navegação geral no aplicativo, o Spotify já possui o modo “tipo dinâmico”, que permite mudanças do tamanho do texto em todo o sistema. Com as alterações, o streaming permite que usuários também aumentem ou diminuam nas configurações de acessibilidade do próprio smartphone.

Só vale lembrar que, quando ajustado no mínimo ou no máximo, ainda assim o usuário pode encontrar dificuldades na leitura do botão.

3 – Transcrições de podcast

spotify acessível
spotify acessível

É isso mesmo! Serão disponibilizadas transcrições geradas automaticamente de podcasts originais e exclusivos do Spotify (iOS e Android), na versão beta limitada, ou seja, alguns usuários poderão testar o formato até que ele seja lançado oficialmente.

Esse recurso é um dos mais esperados pelos usuários, principalmente, por pessoas com deficiência auditiva que querem ter acesso ao conteúdo de áudio. Eles poderão acessar o texto transcrito com ou sem o áudio, além de clicar e iniciar em qualquer parte do áudio.

Em nota oficial, o Spotify afirma que esses são os primeiros passos para tornar a plataforma mais inclusiva e que pretende tornar todos os conteúdos acessíveis.


Cintia Alves de Sousa

Cintia Alves de Sousa
Jornalista especialista em mídia e reportagem, que busca constantemente por novos desafios no segmento da Comunicação Acessível, para contribuir com ações que valorizem a diversidade e a inclusão na sociedade.

Um Comentário

  1. 16/09/2021 no 16:46 pm

    […] apontando a câmera para os objetos ao redor, enquanto a aplicação retorna com a descrição em áudio. Para interromper ou iniciar o Lookout, toque em “Ativar” câmera ou “Desativar” […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir mensagem
);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.