UFMA prorroga inscrições em curso com foco no cuidado especializado na saúde do idoso com deficiência

UFMA prorroga inscrições em curso com foco no cuidado especializado na saúde do idoso com deficiência

A capacitação é gratuita, 100% on-line e já alcançou cerca de 20 mil matrículas em todo o país.

No Brasil, a Atenção Primária desempenha papel central na garantia à população de acesso a uma atenção à saúde de qualidade. Dessa maneira, o planejamento da atenção à saúde deve considerar a importância das informações sobre as condições de saúde da população idosa e suas demandas por serviços de saúde, bem como as desigualdades associadas a essas condições.

Com esse objetivo, a Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde da Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA) prorroga, até 30 de março de 2023, as inscrições para o curso “Atenção à Pessoa Idosa com Deficiência”. O curso é gratuito, 100% on-line e já alcançou cerca de 20 mil matrículas.

Objetivo da capacitação

A capacitação tem como objetivo central compreender as orientações em saúde relacionadas ao cuidado à pessoa idosa com deficiência, com destaque para os serviços prestados na Rede de Atenção à Saúde voltados para essa população e o papel da Atenção Básica nesse processo. Atualmente, 34% da turma já concluiu o curso e tiveram acesso ao certificado gratuito e validado pela UFMA.

Com a expectativa de vida subindo para uma média de 76,8 anos, o planejamento da atenção à saúde deve considerar a importância das informações sobre as condições de saúde da população idosa e suas demandas por serviços de saúde, bem como as desigualdades associadas a essas condições.

“Além de considerar os estudos que afirmam o crescimento da população idosa no país, buscamos auxiliar o profissional de saúde para atender às demandas desse segmento da população”

explica a coordenadora geral da UNA-SUS/UFMA e diretora da DTED/UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira.

Ser idoso e ter uma deficiência constituem situações de vulnerabilidade, continua Oliveira. “A nossa expectativa é que o curso possa contribuir para assegurar e garantir a saúde dos idosos com deficiência com mais qualidade na Rede de Atenção à Saúde”, declara Ana Emilia.

Sobre o curso

Com carga horária de 60 horas, a capacitação é gratuita e autoinstrucional. O público-alvo são profissionais que atuam no SUS, envolvidos na reabilitação da pessoa com deficiência, tais como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e cirurgiões-dentistas; além de profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas.

A capacitação permitirá que o estudante atenda a população acima dos 60 anos de forma especializada, considerando as necessidades desses usuários com enfoque na reabilitação funcional dos pacientes inseridos nesse contexto.

Assuntos abordados

Entre os assuntos abordados na capacitação, destacam-se os seguintes conteúdos: Avaliação multidimensional da pessoa idosa nos seus aspectos clínico, psicossocial e funcional; Projeto terapêutico singular/plano de cuidados na reabilitação da pessoa idosa com deficiência; Síndromes geriátricas e a reabilitação da pessoa idosa com comprometimento funcional; Tecnologias assistivas na reabilitação funcional da pessoa idosa com deficiência; Reabilitação da pessoa idosa com deficiência nos diferentes pontos de atenção da Rede de Atenção à Saúde.

A oportunidade educacional é desenvolvida em um ambiente virtual inovador com versão para dispositivos móveis – o SAITE AVA. Durante a jornada de aprendizagem, o aluno terá acesso a diversos objetos educacionais e estratégias de avaliação, tais como: recurso multimídia, e-books, infográficos e apresentação interativa, Game Quiz, material em PDF e questionário.

O curso é fruto da parceria entre a Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA) e o Ministério da Saúde, por intermédio da Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência, do Departamento de Atenção Especializada e Temática e da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.