fbpx
Um novo olhar sobre acessibilidade CRE Tool

Um novo olhar sobre acessibilidade CRE Tool

Para grandes empresas, acessibilidade tem se tornado um fator de decisão no momento de escolher o edifício onde montará sua sede e escritório, bem como um upgrade quando manutenções e melhorias são realizadas.

Pensando justamente na importância do tema, a Buildings firmou parceria com o Guiaderodas, disponibilizando aos seus clientes dentro da plataforma CRE Tool um filtro dos edifícios que possuem a certificação.

CRE Tool

CRE Tool

O Buildings CRE Tool fornece todos os dados que os players do mercado imobiliário comercial precisam para fazer negócios. Uma ferramenta robusta e completa que oferece todas as informações relevantes do mercado de Corporate Real Estate em tempo real.

A Importância da Acessibilidade nos Prédios

bruno mahfuz

Segundo Bruno Mahfuz, fundador do Guiaderodas, pensar na inclusão sem limitar o olhar apenas nas pessoas com deficiência motora, é um ganho a toda sociedade.

“Boa parte das pessoas associa a palavra ‘acessibilidade’ a pessoas com deficiência. Em parte, elas têm razão: pessoas com deficiência precisam de acessibilidade para desempenhar suas atividades. No entanto, se entendermos acessibilidade como a possibilidade de acessar um lugar, serviço, produto ou informação de maneira segura e autônoma, sem nenhum tipo de barreira, podemos concluir que a acessibilidade beneficia a todas as pessoas, com ou sem deficiência, em todas as fases da vida”, explica.

Ele ainda complementa. “Assim, muito mais do que vencer entraves arquitetônicos, a acessibilidade tem também o objetivo de eliminar barreiras comunicacionais, metodológicas, instrumentais, programáticas, naturais e atitudinais (talvez as mais impactantes)”, conclui.

A Buildings valoriza e incentiva a acessibilidade. Foi justamente daí que surgiu essa parceria com o Guiaderodas – atualmente a maior comunidade de pessoas e empresas que trabalham pela acessibilidade.

Certificação Guiaderodas

A Certificação Guiaderodas é um programa que reconhece as melhores práticas de acessibilidade. A metodologia original foi desenvolvida em conjunto por uma equipe interdisciplinar, composta por arquitetos especialistas, pesquisadores e pessoas com deficiência. Ela se baseia na premissa de que acessibilidade deve ser vista como um exercício contínuo e no conceito de que “ambientes acessíveis” são compostos pela estrutura física e pelas pessoas.

Com isso, a avaliação vai muito além do atendimento à legislação vigente e às normas técnicas elaboradas pelos órgãos de regulação. Ao entender acessibilidade como um organismo vivo e incorporar fatores humanos, o processo de avaliação também leva em consideração a experiência prática de pessoas com deficiência, a percepção dos usuários habituais do espaço, além de aspectos de tratamento interpessoal.

Veja a matéria completa no site da Revista Buildings


Buildings

Revista Buildings
Fundada em 2007, a Buildings é a primeira empresa brasileira especializada em pesquisa imobiliária corporativa. Nossa missão sempre foi a de cooperar com a disseminação de informações consistentes e com isso tornar o mercado imobiliário brasileiro um setor mais transparente e confiável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

);